Fatores intervenientes na aprendizagem da matemática pensada para a formação cidadã nos anos iniciais da Educação Básica

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Gabriele Costa Lírio Braga
Janine Marinho Dagnoni Neiva

Resumo

O presente trabalho investiga condicionantes da aprendizagem matemática para os anos iniciais, para crianças que não possuem transtornos de aprendizagem, para fornecer subsídios a uma prática docente orientada para a formação cidadã. Este estudo baseia-se em uma abordagem de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, do tipo estado da arte. Os dados foram coletados em Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Coerente com a perspectiva da formação cidadã, a maioria dos trabalhos analisados abordou temáticas presentes na vida dos estudantes. Considerou-se que, as condicionantes da aprendizagem matemática, quer sejam internas ou externas, refletiram pressupostos para a formação cidadã. Portanto, aprendendo matemática, aprende-se a ler melhor o mundo que os cerca, a ponto de questioná-lo criticamente, e verificar se este mundo atende às suas necessidades, de seus pares e de seu entorno, podendo, assim, agir em prol de sua manutenção, e se não, em prol da sua transformação.


 

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Como Citar
Braga, G. C. L., & Neiva, J. M. D. (2023). Fatores intervenientes na aprendizagem da matemática pensada para a formação cidadã nos anos iniciais da Educação Básica. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202309. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16239
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Gabriele Costa Lírio Braga, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Campus X. Participou de dois Projetos de Ensino durante a graduação. Também participou da Iniciação Cientifica cujo tema era Tecnologias Móveis na Cultura Digital: mobilidade, conexão e aprendizagem nas licenciaturas.

Janine Marinho Dagnoni Neiva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado em Psicologia pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Tem formação em Terapia Cognitiva Instituto de Terapia Cognitiva (ITC-SP). Atualmente é concursada como Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, Teixeira de Freitas-BA.Tem experiênia em docência no ensino superior em outras instituições de ensino como: UFMG, Faculdade de Minas - Muriaé, Faculdade Pitágoras. Já foi coordenadora de curso de Psicologia (Faculdade de Minas - Muriaé). Atua nas seguintes áreas da psicologia: ênfase em Desenvolvimento Cognitivo, Social e da Personalidade, atuando principalmente nas áreas: clínica com adolescentes, adultos e casais e ministrando cursos, treinamento e desenvolvimento com os seguintes temas: desenvolvimento humano, intervenção familiar, acurácia empática, prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde. Assim como coordena grupo de estudo em Educação Moral.

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