Fatores intervenientes na aprendizagem da matemática pensada para a formação cidadã nos anos iniciais da Educação Básica
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Resumo
O presente trabalho investiga condicionantes da aprendizagem matemática para os anos iniciais, para crianças que não possuem transtornos de aprendizagem, para fornecer subsídios a uma prática docente orientada para a formação cidadã. Este estudo baseia-se em uma abordagem de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, do tipo estado da arte. Os dados foram coletados em Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Coerente com a perspectiva da formação cidadã, a maioria dos trabalhos analisados abordou temáticas presentes na vida dos estudantes. Considerou-se que, as condicionantes da aprendizagem matemática, quer sejam internas ou externas, refletiram pressupostos para a formação cidadã. Portanto, aprendendo matemática, aprende-se a ler melhor o mundo que os cerca, a ponto de questioná-lo criticamente, e verificar se este mundo atende às suas necessidades, de seus pares e de seu entorno, podendo, assim, agir em prol de sua manutenção, e se não, em prol da sua transformação.
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