A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricular
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Resumo
Esse artigo é resultado das discussões tecidas ao longo do desenvolvimento da disciplina Ensino e Aprendizagem de Geometria na Educação Básica, ministrada no (contexto identificador - retirado). Com o objetivo de analisar como é proposto o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com os PCN e a BNCC, e identificar aproximações e distanciamentos entre essas propostas, dialogamos com o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade, proposto por John B. Thompson, para compreender tanto aspectos internos destes documentos, tais como sua organização, objetivos e propostas relacionadas ao ensino de Geometria por etapas, como também os aspectos relacionados ao contexto social, político e econômico no qual esses documentos foram produzidos e disseminados. Dentre várias discussões acerca desses movimentos, destacamos que alguns conteúdos passaram a figurar em ciclos diferentes, tendo sido antecipados; a BNCC ampliou a abordagem de alguns conceitos e procedimentos ao propor a exploração da descrição de algoritmos para construções geométricas e para a resolução de problemas; ademais, alguns conteúdos que constavam nos PCN dos anos finais do Ensino Fundamental não estão contemplados na BNCC, entretanto, nossos dados são insuficientes para afirmar que estes tenham sido suprimidos, sendo necessário cotejá-los com os PCN dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a fim de verificar a possibilidade de estes terem sido antecipados ou postergados.
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