A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16152

Palavras-chave:

PCN. BNCC. Hermenêutica de Profundidade. Educação Matemática.

Resumo

Esse artigo é resultado das discussões tecidas ao longo do desenvolvimento da disciplina Ensino e Aprendizagem de Geometria na Educação Básica, ministrada no (contexto identificador - retirado). Com o objetivo de analisar como é proposto o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, de acordo com os PCN e a BNCC, e identificar aproximações e distanciamentos entre essas propostas, dialogamos com o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade, proposto por John B. Thompson, para compreender tanto aspectos internos destes documentos, tais como sua organização, objetivos e propostas relacionadas ao ensino de Geometria por etapas, como também os aspectos relacionados ao contexto social, político e econômico no qual esses documentos foram produzidos e disseminados. Dentre várias discussões acerca desses movimentos, destacamos que alguns conteúdos passaram a figurar em ciclos diferentes, tendo sido antecipados; a BNCC ampliou a abordagem de alguns conceitos e procedimentos ao propor a exploração da descrição de algoritmos para construções geométricas e para a resolução de problemas; ademais, alguns conteúdos que constavam nos PCN dos anos finais do Ensino Fundamental não estão contemplados na BNCC, entretanto, nossos dados são insuficientes para afirmar que estes tenham sido suprimidos, sendo necessário cotejá-los com os PCN dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a fim de verificar a possibilidade de estes terem sido antecipados ou postergados.

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Biografia do Autor

Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/PA

Licenciado Pleno em Ciências com Habilitação em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (1988/89), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2014). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) desde abril de 2010, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO II. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA) - Mestrado Profissional. Também é docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores Professores e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores e de professores e processos de ensinar e aprender matemática na Educação Básica. Atualmente em Estágio pós-Doutoral, na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita ? UNESP/Campus Bauru, estado de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Nelson Pirola.

Walkiria Teixeira Guimarães, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2017). Especialista em educação matemática para os anos iniciais da educação básica pelo Instituto de Educação Matemática e Científica- IEMCI da Universidade Federal do Pará. Mestranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atualmente faz parte do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Maracanã, atuando como professora de matemática nos Anos Finais da Educação Básica e professora das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (bolsista CAPES) e licenciada em Matemática (2019; bolsista Reitoria) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Possui Especialização em Ciências Forenses (2017) e bacharelado em Engenharia Química (2015) pela Universidade do Sagrado Coração. É membro participante do GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática (setembro/2018 - atual). ORCID: 0000-0002-7393-2648. 

Tamiris Corrêa Luiz, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru - SP (2019). Atualmente é aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru - SP. É membro participante do Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM, desde 2017. É professora de Matemática da rede pública de ensino na cidade de Lençóis Paulista - SP, e bolsista da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), atuando como facilitadora virtual. ORCID: 0000-0001-9769-363X. 

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Publicado

19-06-2023

Como Citar

Machado Júnior, A. G., Guimarães, W. T., Johansen, M. C. B. C., & Luiz, T. C. (2023). A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: dos Parâmetros Curriculares Nacionais à Base Nacional Comum Curricular. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202311. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16152

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