O Estágio Digital Supervisionado em um curso de Licenciatura em Matemática no interior do Estado de São Paulo: uma narrativa problematizada

Conteúdo do artigo principal

Flavio Augusto Leite Taveira
Silvia Regina Vieira da Silva

Resumo

Intentamos, neste texto, compartilhar a narrativa de uma experiência relacionada ao desenvolvimento do estágio curricular supervisionado, realizado por um licenciando em Matemática, numa escola do interior do Estado de São Paulo em meados de 2020. Apresentamos as orientações normativas para a realização dos estágios supervisionados em cursos de Licenciatura no Estado de São Paulo. Buscamos apresentar reflexões em forma de problematizações que se fizeram durante toda a realização da experiência e em reflexões subsequentes, com base nos referenciais e nas informações levantadas neste texto. Por fim, defendemos a realização de atividades da mesma natureza que o texto aqui apresentado, como forma, também, de registrar as problemáticas enfrentadas por nós em tempos tão difíceis para aqueles que defendem a formação e valorizam o conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Taveira, F. A. L., & Silva, S. R. V. da. (2021). O Estágio Digital Supervisionado em um curso de Licenciatura em Matemática no interior do Estado de São Paulo: uma narrativa problematizada. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202131. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12385
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Filho (Unesp). Licenciado em Matemática pela Unesp, campus de Ilha Solteira. Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac / Unesp / CNPq), atuando principalmente no Grupo de Trabalho 01 - Teoria Crítica da Sociedade. Pesquisador da área de Educação Matemática, com destaque nas abordagens do Currículo, da Filosofia e da Educação Comparada.

Silvia Regina Vieira da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Matemática pela UNESP / Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP / São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela UNESP / Rio Claro. Ministra aulas no ensino superior desde 1996, sendo que, desde 2009, no Departamento de Matemática da UNESP / Ilha Solteira. Possui experiência em cursos oferecidos pela Educação a Distância (EAD) devido à prestação de serviços para a Univesp- Universidade Virtual do Estado de São Paulo realizada em 2019. Suas pesquisas estão relacionadas, desde 2000, com a Formação do Professor que Ensina Matemática e com o Ensino de Matemática e, desde 2019, com o viés da inclusão. Fez parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (programa de mestrado semipresencial na área de Matemática). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM. Coordenou subprojeto PIBID / UNESP / Ilha Solteira / Matemática de 2014 a 2018 e, coordenou, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020 o Núcleo de Matemática / Residência Pedagógica / Rio Claro - Ilha Solteira. Além disso, prestou serviço para a UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, como docente responsável pela disciplina "Estágio Supervisionado para Licenciatura em Matemática II", que incluiu o planejamento de criação de uma vídeoaula roteirizada sobre Educação Especial.

Referências

BOZELLI, F. C.; et al. A narrativa no ensino de ciências e matemática: análise de artigos publicados em periódicos brasileiros. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7. Anais... Montevideo (Uruguai), 2013. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/18358/1/Bozelli2013A.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. Ed. Ver. Campinas: Autores Associados, 2009.

LOPES, A. R. L. V. et. al. Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 75 – 93, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647637>. Acesso em: 28 out. 2021.

MARTINS, K. P. H.; RABÊLO, F. C. A escrita da história e do luto nas catástrofes coletivas. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 11, n. 3, p. 28-44, 2020. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/41036>. Acesso em: 24 set. 2021.

MENESES, M. L. de S. O ensino remoto na rede estadual do Piauí a e pandemia da COVID-19. In: RIOS, J. A. V. P.; NASCIMENTO, L. G. M. (Orgs.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica (Vol. 6): Profissão Docente e Ensino Remoto Emergencial. p. 406-415. Curitiba: Brazil Publishing, 2021.

NACARATO A. M; PASSOS, C. L. B.; SILVA, H. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 701-716, ago. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/bolema/a/GLsVPRSxztTHH3yngYdg6nc/?lang=pt>. Acesso em: 24 set. 2021.

OLIVEIRA, C. B.; SILVA-FORSBERG, M. C. O uso de narrativa nas pesquisas em formação docente em Educação em Ciências e Matemática. Ensaio, Belo Horizonte, n. 22, e14867, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/epec/a/MKStxfJgw8rXKPFJFBL6yPv/?lang=pt>. Acesso em: 24 set. 2021.

PERALTA, D. A. Formação Continuada de Professores de Matemática em Contexto de Reforma Curricular: contribuições da Teoria da Ação Comunicativa. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102015>. Acesso em: 24 set. 2021.

PERALTA, D. A. Habermas e as Professoras e Professores de Matemática: vislumbrando oásis. 1ª. Ed. Curitiba: Appris, 2019.

PERALTA, D. A.; GONÇALVES, H. J. L. Matemática e a inclusão do outro. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21854>. Acesso em: 29 jul. 2021.

PINHEIRO, B. C. S. @Descolonizando_Saberes: mulheres negras na ciência. (Coleção culturas, direitos humanos e diversidade na educação em ciências). São Paulo: Livraria da Física, 2020.

SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SÃO PAULO. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. 2021. Disponível em: <https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021.

SÃO PAULO. Deliberação CEE n. 177/2020, de 19 de março de 2020. Fixa normas quanto à reorganização dos calendários escolares, devido ao surto global do Coronavírus, para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências. São Paulo: Diário Oficial do Estado. 2020a. Disponível em: <https://cegep.com.br/deliberacao-177-2020-cee-sp/>. Acesso em: 26 de jun. 2021.

SÃO PAULO. Parecer CEE n. 109/2020, de 15 de abril de 2020. Covid-19 _ Consulta da Unicamp que resulta em Orientações para Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, devido ao surto global da Covid-19. 2020b. Disponível em: <http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2020/Abril/16/exec1/pdf/pg_0014.pdf>. Acesso em: 26 de jun. 2021.

SÃO PAULO. Portaria da Dirigente Regional de Ensino de Andradina, de 30-06-2020. São Paulo: Diário Oficial do Estado. Quarta-feira, 1º de julho de 2020, 130(129), p. 27. 2020c. Disponível em: <http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2020/Julho/01/exec1/pdf/pg_0027.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.

SILVA, M. A.; MIARKA, R. Geni, a Pesquisa em [E]educação [M]matemática e o Zepelim. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 24, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5331>. Acesso em: 26 jun. 2021.

SILVA, S. R. V. et al. Análise de estudos publicados em eventos brasileiros no período de 2003 a 2013: a narrativa no ensino de ciências e matemática. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7. Anais... Montevideo (Uruguai), 2013. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/18224/1/Vieira2013An%C3%A1lise.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.