Para além das aparências: desafios e percepções diante da oferta do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro no contexto do ensino remoto

Conteúdo do artigo principal

Francisco José de Lima
Roberta da Silva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever e discutir sobre estratégias de ações para a oferta das disciplinas de Estágios Supervisionados no formato remoto, como alternativa face ao período de suspensão das atividades de ensino presenciais. Com abordagem qualitativa, o trabalho caracteriza-se como estudo de caso e tomou como objeto de análise documentos que tratam sobre a retomada do componente curricular nas licenciaturas, com enfoque de análise no plano de trabalho do curso de Matemática do IFCE, campus Cedro e seus desdobramentos. As discussões apontam proposições e orientações institucionais para a realização dos estágios no formato remoto e seu respectivo plano de execução no curso, discorrendo sobre memórias, desafios e percepções de futuros professores, ressaltando-se a impossibilidade de contato com professores formadores e professores regentes assim como o impedimento da convivência com o ambiente pedagógico da escola e com suas rotinas de trabalho. Além desses aspectos, destacam-se a falta de estrutura para o trabalho remoto, principalmente, energia elétrica, acesso à internet, computadores e aparelhos celulares, além de ausência de espaços adequados em domicílios da maioria desses professores e estudantes, elementos que implicam em dificuldades e limitações para a realização do trabalho pedagógico e, consequentemente, do Estágio Supervisionado em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, F. J. de, & da Silva, R. (2021). Para além das aparências: desafios e percepções diante da oferta do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro no contexto do ensino remoto. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202109. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12370
Seção
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Biografia do Autor

Roberta da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro

Doutora em Psicologia pela UNIFOR, linha de Pesquisa: Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Graduada em Formação de Professores para as Séries Finais do pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (IFCE) e membro do Grupo Vivências de prazer - sofrimento e adoecimento dos docentes (IFPE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE campus Cedro.

Referências

ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. Grupo de Trabalho de Política Educacional. Projeto do capital para a educação, volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. 2020. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_ensino_remoto. Acesso em: 20 set. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: jun. 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Súmula do Parecer CNE/CP n. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 83, seção 1, Brasília, DF, p. 63, 04 maio 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735. Acesso em: maio de 2020.

BRASIL. Atos do Poder Executivo. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, ed. 63-A, seção 1, Brasília, DF, p. 1, 01 abr. 2020d. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.

Acesso em: abr. 2021.

FERREIR, Luciana Haddad. BARBOSA, Andreza Barbosa. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/ index.php/praxiseducativa. Acesso em: maio de 2021.

GATTI, Bernadete Angelina. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. GIMENES, Nelson Antônio Simão. PASSOS, Laurizete Ferragut. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo, FCC/SEP, 2014.

GATTI, Bernadete Angelina. BARRETO, Elba Siqueira de Sá. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

IFCE [INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ]. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cedro, 2012. Disponível em: https://ifce.edu.br/cedro/campus_cedro/cursos/superiores/licenciatura/ matematica/pdf/ppc-matematica. Acesso em: maio de 2021.

IFCE [INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ]. Ofício Conjunto Circular nº 1/2021 PROEN/PRPI/PROEXT/REITORIA. Desenvolvimento de atividades acadêmicas durante o período de suspensão dos calendários letivos no IFCE. Fortaleza, 24 de março de 2020. Disponível em: https://ifce.edu.br/caucaia/ menu/gt-atividades-letivas/documentos-institucionais/circular-proen-prpi-proext.pdf. Acesso em: fev. de 2021.

IFCE [INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ]. Ofício Conjunto Circular nº 3/2021 PROEN/REITORIA. Atualização das orientações acerca das atividades de estágio em função dos impactos da Pandemia de COVID-19 até a emissão de novas orientações. Fortaleza, 18 de março de 2021. Disponível em: https://ifce.edu.br/aracati/arquivos-diversos/SEI_IFCE2492131OficioCircular.pdf. Acesso em: mar. de 2021.

LIMA, Francisco José de. Desenvolvimento profissional docente e modos de interação no planejamento das atividades do PIBID/Matemática. Curitiba: CRV, 2018.

MENEZES, Kelly Maria Gomes. MARTILIS Luiz Fernando de Sousa. MENDES, Virzangela Paula Sandy. Os impactos do ensino remoto para a saúde mental do trabalhador

docente em tempos de pandemia. Universidade e Sociedade, nº 67, Ano XXXI, ANDES-SN: janeiro, 2021.

OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avalição e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 555-578, jul./ set. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ ensaio/article/view/2885. Acesso em: jun. de 2021.

OMS. [ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE] - World Health Organization (WHO). Th World Health Report, 2000. Health Systems: Improving Performance. Geneva, Switzerland, 2000. Disponível em: https://www.paho.org/bra. Acesso em: abr. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: mar de 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

REIS, Adriana Teixeira. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. PASSOS, Laurizete Ferragut. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores. Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 33-52, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.revformacaodocente.com.br. Acesso em: maio de 2021.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade, nº 67, Ano XXXI, ANDES-SN: janeiro, 2021.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado:a relação teoria e prática reflexivana formação de professores do cursode Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.

SOLDATELLI, Rosangela. Processo de adoecimento de professores amplia durante pandemia. Esquerda Marxista. Corrente Marxista Internacional, 2020. Disponível em: https://www.marxismo.org.br/processo-de-adoecimento-de-professores-amplia-durante-pandemia/. Acesso em: 24 set. 2020.

SOUZA, Edvânia Ângela de. ANTUNES, Caio. PEDROSO, Gustavo. ALCANTARA, Ariana Celis. A pandemia do novo coronavírus, Covid-19 e a relação trabalho e saúde na educação. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade 67 Ano XXXI - Nº 67 - janeiro de 2021.

SOUZA, Maria de Figueiredo. FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID 19. Rev. Tempos e Espaços em Educação. v.13, n. 32, e-14290, jan./dez.2020.

UNESCO. Disponível em https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: abr. de 2020.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.