Para além das aparências: desafios e percepções diante da oferta do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro no contexto do ensino remoto
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo tem como objetivo descrever e discutir sobre estratégias de ações para a oferta das disciplinas de Estágios Supervisionados no formato remoto, como alternativa face ao período de suspensão das atividades de ensino presenciais. Com abordagem qualitativa, o trabalho caracteriza-se como estudo de caso e tomou como objeto de análise documentos que tratam sobre a retomada do componente curricular nas licenciaturas, com enfoque de análise no plano de trabalho do curso de Matemática do IFCE, campus Cedro e seus desdobramentos. As discussões apontam proposições e orientações institucionais para a realização dos estágios no formato remoto e seu respectivo plano de execução no curso, discorrendo sobre memórias, desafios e percepções de futuros professores, ressaltando-se a impossibilidade de contato com professores formadores e professores regentes assim como o impedimento da convivência com o ambiente pedagógico da escola e com suas rotinas de trabalho. Além desses aspectos, destacam-se a falta de estrutura para o trabalho remoto, principalmente, energia elétrica, acesso à internet, computadores e aparelhos celulares, além de ausência de espaços adequados em domicílios da maioria desses professores e estudantes, elementos que implicam em dificuldades e limitações para a realização do trabalho pedagógico e, consequentemente, do Estágio Supervisionado em Matemática.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. Grupo de Trabalho de Política Educacional. Projeto do capital para a educação, volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. 2020. Disponível em: https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_ensino_remoto. Acesso em: 20 set. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: jun. 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Súmula do Parecer CNE/CP n. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 83, seção 1, Brasília, DF, p. 63, 04 maio 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735. Acesso em: maio de 2020.
BRASIL. Atos do Poder Executivo. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, ed. 63-A, seção 1, Brasília, DF, p. 1, 01 abr. 2020d. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.
Acesso em: abr. 2021.
FERREIR, Luciana Haddad. BARBOSA, Andreza Barbosa. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/ index.php/praxiseducativa. Acesso em: maio de 2021.
GATTI, Bernadete Angelina. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. GIMENES, Nelson Antônio Simão. PASSOS, Laurizete Ferragut. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo, FCC/SEP, 2014.
GATTI, Bernadete Angelina. BARRETO, Elba Siqueira de Sá. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
IFCE [INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ]. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cedro, 2012. Disponível em: https://ifce.edu.br/cedro/campus_cedro/cursos/superiores/licenciatura/ matematica/pdf/ppc-matematica. Acesso em: maio de 2021.
IFCE [INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ]. Ofício Conjunto Circular nº 1/2021 PROEN/PRPI/PROEXT/REITORIA. Desenvolvimento de atividades acadêmicas durante o período de suspensão dos calendários letivos no IFCE. Fortaleza, 24 de março de 2020. Disponível em: https://ifce.edu.br/caucaia/ menu/gt-atividades-letivas/documentos-institucionais/circular-proen-prpi-proext.pdf. Acesso em: fev. de 2021.
IFCE [INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ]. Ofício Conjunto Circular nº 3/2021 PROEN/REITORIA. Atualização das orientações acerca das atividades de estágio em função dos impactos da Pandemia de COVID-19 até a emissão de novas orientações. Fortaleza, 18 de março de 2021. Disponível em: https://ifce.edu.br/aracati/arquivos-diversos/SEI_IFCE2492131OficioCircular.pdf. Acesso em: mar. de 2021.
LIMA, Francisco José de. Desenvolvimento profissional docente e modos de interação no planejamento das atividades do PIBID/Matemática. Curitiba: CRV, 2018.
MENEZES, Kelly Maria Gomes. MARTILIS Luiz Fernando de Sousa. MENDES, Virzangela Paula Sandy. Os impactos do ensino remoto para a saúde mental do trabalhador
docente em tempos de pandemia. Universidade e Sociedade, nº 67, Ano XXXI, ANDES-SN: janeiro, 2021.
OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avalição e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 555-578, jul./ set. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ ensaio/article/view/2885. Acesso em: jun. de 2021.
OMS. [ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE] - World Health Organization (WHO). Th World Health Report, 2000. Health Systems: Improving Performance. Geneva, Switzerland, 2000. Disponível em: https://www.paho.org/bra. Acesso em: abr. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: mar de 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
REIS, Adriana Teixeira. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. PASSOS, Laurizete Ferragut. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores. Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 33-52, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.revformacaodocente.com.br. Acesso em: maio de 2021.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.
SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade, nº 67, Ano XXXI, ANDES-SN: janeiro, 2021.
SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado:a relação teoria e prática reflexivana formação de professores do cursode Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.
SOLDATELLI, Rosangela. Processo de adoecimento de professores amplia durante pandemia. Esquerda Marxista. Corrente Marxista Internacional, 2020. Disponível em: https://www.marxismo.org.br/processo-de-adoecimento-de-professores-amplia-durante-pandemia/. Acesso em: 24 set. 2020.
SOUZA, Edvânia Ângela de. ANTUNES, Caio. PEDROSO, Gustavo. ALCANTARA, Ariana Celis. A pandemia do novo coronavírus, Covid-19 e a relação trabalho e saúde na educação. Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente. Universidade e Sociedade 67 Ano XXXI - Nº 67 - janeiro de 2021.
SOUZA, Maria de Figueiredo. FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID 19. Rev. Tempos e Espaços em Educação. v.13, n. 32, e-14290, jan./dez.2020.
UNESCO. Disponível em https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: abr. de 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.