Dramatemática: Teatro e Matemática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho articula o Teatro com a Educação Matemática a partir da elaboração de um curso de extensão intitulado Dramatemática. O curso, com duração de dez encontros, foi realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, voltado para professores dos anos iniciais, formados em Matemática, Pedagogia e/ou Curso Normal com atuação docente na Matemática dos anos iniciais. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi considerada a pergunta norteadora: Como a articulação do Teatro e da Matemática, a partir dos jogos teatrais e/ou dramáticos pode contribuir para a formação de professores de Matemática atuantes nos anos iniciais? Para responder a esse questionamento, foram aplicadas atividades de linguagem teatral e propostas situações nas quais a Matemática foi apresentada de forma viva e contextualizada. Estabelecemos um grupo colaborativo visando o compartilhamento de saberes e, com a aplicação dos jogos teatrais e/ou dramáticos, conseguimos desenvolver os potenciais crítico, colaborativo e criativo dos participantes envolvidos. A pesquisa realizada teve cunho qualitativo e, para obtenção dos dados, foram realizados a observação participante, registros contínuos, a gravação dos encontros e a avaliação final do curso. Foram elaborados, após a conclusão do curso, dois artefatos educacionais: uma sequência didática, com a coletânea dos planos de aula, e um diário contendo os relatos dos professores que participaram do Dramatemática.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006. (Obra original publicada em 1977)
D'AMBROSIO, U. Prefacio. In: BORBA, Marcelo De Carvalho. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
D’AMBROSIO, B.S; LOPES, C.E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro,SP, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v29n51/1980-4415-bolema-29-51- 0001.pdf Acesso em: 17 nov 2020.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. de. Elementos da História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2002.
GRÜTZMANN, T.P. A formação dos professores de matemática por meio dos jogos teatrais. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Física, Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática, PUCRS. Porto Alegre, 2009.
LACERDA, H.D.G. Educação Matemática encena. 179f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.
MAY, T. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. Porto Alegre, RS, Artmed, 2001.
MENDES FILHO, A. Matemática em cena: aprendizagens por meio da montagem e encenações de peças do Teatro Matemático. 191f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Vitória, 2016.
SANT’ANA, V.B. de. Teatro como prática para professores dos anos iniciais atuantes em Matemática. Orientadora: Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.2019. 113 f.: il. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_JTV1BN3qrpE46_WsiP4IHv-NPwNcGem/view
SANT’ANA, V.B. de; PORTO, M.B.D.S.M. Curso de Extensão: Dramatemática Sequência Didática, 2019a. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564444
Acesso em 17 set 2020.
SANT’ANA, V.B. de; PORTO, M.B.D.S.M. Curso de Extensão Dramatemática, Diário: Aplicações e experiências aula a aula, 2019b. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564445
Acesso em 17 set 2020SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2013.
SANTANA, V.B. de. Dramatemática. In: VIII Scientiarum História. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponivel em : http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh8/SH/trabalhos%20posteres%20completos/DRAMATEMATICA.pdf. Acesso em 05 ago 2021.
SPOLIN, V. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2008.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Deliberação Nº 28/2013
Disponível em:http://www.boluerj.uerj.br/pdf/de_00282013_22082013.pdf Acesso em: Acesso em 17 set 2020.