Tecnologias colaborativas no ensino e aprendizagem da produção textual em língua estrangeira
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2548Mots-clés :
Tecnologia, Línguas estrangeiras, Redes sociais, Habilidade da produção escritaRésumé
Este estudo tem como objetivo traçar um panorama sobre a utilização da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras desde os primórdios até a contemporaneidade, focalizando as tecnologias colaborativas e destacando os sites de redes sociais. O pressuposto orientador dessa pesquisa foi o de que ao investigar um relevante corpus da literatura especializada na área seria possível reunir informações sobre as características desses sites, bem como as potencialidades e os desafios de sua utilização na promoção do desenvolvimento da habilidade da produção textual no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Como foi desenvolvido com base, exclusivamente, em fontes bibliográficas, trata-se de uma Pesquisa de Fontes Secundárias, de natureza qualitativa, que se soma a outros trabalhos já desenvolvidos sobre essa temática, e que oportunizou a aquisição, atualização e aprofundamento de conhecimentos relativos às novas tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicáveis ao ensino de línguas estrangeiras, abrindo caminho para ampliar e ressignificar o aproveitamento dos referidos recursos.
Téléchargements
Références
BARABÁSI, A. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009.
BLAKE, R. J. Brave new digital classroom: technology and foreign language learning. Washington D. C.: Georgetown University Press, 2008.
BOYD, D. M; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, volume 13, no.1, article 11. 2007. Disponível em:<http://www.postgradolinguistica.ucv.cl/dev/documentos/90,889,Social_network_boyd_2007. pdf.>. Acesso em: 01 jun. 2013.
BRITO, R. F.; PEREIRA, A. T. C. Um estudo para ambientes colaborativos e suas ferramentas. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 21 a 24 de Junho de 2004. Disponível em:<http://www.avaad.ufsc.br/moodle/prelogin/publicarartigos/artigos04/ronnieconahpa.pdf>.Acesso em: 7 ago 2014.
BOHN, V. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web. Disponível em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-26h.asp.> Acesso em: 01 jun. 2013.
BROWN, D. H. Teaching by principles: An interactive approach to language teaching pedagogy. White Plains: Pearson Longman, 2007.
BURNHAM, T. F.; PINHEIRO, M. T.; SANCHES, M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem como uma entidade complexa. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, v. 5, n.9, p. 154 - 172, Jan. /Jun. 2012.
CASTELLS, M. A sociedade em rede - era da informação: economia, sociedade e cultura. 1999. Vol. 1, 4ª. Ed. Editora Paz e Terra.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 2128p.
FOLHA DE SÃO PAULO. Facebook mostra o raio-x de 1 bilhão de usuários. Folha de São Paulo. 04 de outubro de 2012. Disponível em; <http://www1.folha.uol.com.br/tec/1163808-facebook-mostra-o-raio-x-de-1-bilhao-de-usuarios.shtml >. Acesso em: 04 out 2012.
HAINES, S. Difficult, lonely and boring. English Teaching Professional, Issue Nine October 1998, United Kingdom, 1998.
KELLY, L.G. 25 centuries of language teaching. Rowley, Massachusetts: Newbury, 1969.
KHO, M. G; CHUAH, K. Encouraging discourse exchanges via facebook: a study on engineering students. Disponível em: <https://www.academia.edu/1796239/Encouraging_ESL_Discourse_Exchanges_via_Facebook_A_Study_on_Engineering_Students>. Acesso em: Set. 2014.
LEFFA, V. J. . A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.
MARJANOVIC, O. Learning and teaching in a synchronous collaborative environment. Journal of Computer Assisted Learning, 1999, p. 130. Disponível em: <http://www.qou.edu/arabic/researchProgram/distanceLearning/teachingSynchronous.pdf>. Acesso em: 30 set. 2014.
PAIVA, V. L. M. O. O computador: um atrator estranho na educação linguística na América do Sul. (versão em português da palestra ministrada no WORDCALL 2008). Disponível em: http://www.veramenezes.com/compatrator.pdf>. Acesso: 21 set. 2014.
PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. Utilização educativa do facebook no ensino superior. l Conference learning and teaching in higher education, 2010. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2879>. Acesso em: 30 dez. 2010.
RABELLO, C.; HAGUENAUER, C. Sites de redes sociais e aprendizagem: potencialidades e limitações. Educaonline. v. 5, n no.3, 2011. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/ revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path[]=189>. Acesso em: 15 abr. 2013.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. Coleção Cibercultura. Disponível em:<http://www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/v1/wp-content/uploads/redessociaisnainternetrecuero.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.
ROBY, W. B. Technology in the service of foreign language learning: the case of the language laboratory. Disponível em:<http://www.aceav.pt/blogs/LABlingua/tasks/Bibliografia%20e%20Textos%20de%20Leitura/Technology_in_the_service_of_foreign_language_learning[1].pdf>. Acesso em: 9 Set. 2014.
SILVA, M. Que é cibercultura? In: Série Cibercultura e Educação. Disponível em:<http://www.quartet.com.br/diversos/serie_cibercultura_educ.htm>. Acesso em 26 de abril de 2013.
SIMPSON, M. N. ESL@Facebook: a teacher’s diary on use Facebook. The journal of teaching English with technology. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2013.
YUNUS, M. M.; SALEHI, H; SUN, C. H; PHEI YEN, J. Y; SU LI, L. K. Using facebook groups in teaching ESL writing. Proceedings of the 2nd International Conference on Arts and Culture (ICAC 11), 2011, p. 75.80.
YUNUS, M. M.; SALEHI, H. The effectiveness of facebook groups on teaching and improving writing: students’ perceptions. International Journal of Education and Information Technologies, Issue 1, Volume 6, 2012.
ZAIDIEH, A. J. Y. The use of social networking in Education: challenges and opportunities. ICT, collage of information and communication technology, IIUM KL, Malaysia. World of Computer Science and Information Technology Journal (WCSIT) ISSN: 2221-0741 Vol. 2, No. 1, 18-21, 2012. Disponível em:<http://v1.wcsit.org/media/pub/2012/vol.2.no.1/The%20Use%20of%20Social%20Networking%20in%20Education%20Challenges%20and%20Opportunities.pdf >. Acesso em: 15 jan. 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.