“Oxente!”: um olhar curioso sob a abordagem cultural em materiais didáticos de língua inglesa

Auteurs-es

  • Brisa Enéas da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2547

Mots-clés :

Cultura, Inglês como língua franca, Material didático, Ensino

Résumé

Este artigo teve como objetivo analisar o lugar que é dado à cultura nos materiais didáticos de língua inglesa, examinando como os aspectos culturais são tratados e abordados em sala de aula desta LE, identificando, dessa forma, como a cultura constrói conhecimento. Procurou-se investigar, também, se os alunos, a partir do material didático, são expostos a uma diversidade cultural condizente com a realidade de falantes globais de língua inglesa, atualmente e, ao status de língua franca mundial adquirido pelo idioma. Realizou-se uma análise na coleção didática adotada por uma escola regular particular de Salvador, a partir de uma lista desenvolvida para quantificar e registrar a pluralidade cultural contida no referido material didático. Percebeu-se que, entre outras coisas, não há uma diversidade de aspectos culturais no material, uma vez que este tende à padronização e singularidade da língua inglesa. Concluiu-se que é preciso expor os alunos a diversas possibilidades de realidades culturais diferentes, de modo a prepará-los para uma vivência real da língua. Devido à deficiência referente a questões de inter(multi)culturalidade encontrada no material analisado, recomenda-se que o professor seja capaz de desenvolver uma maior sensibilidade às necessidades específicas de cada turma, e busque adaptar os materiais disponíveis para seu uso de acordo com sua vivência pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Brisa Enéas da Silva, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Concluinte do curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade Salvador – UNIFACS, na área de Análise de Materiais Didáticos (2015). Mestranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2016).

Références

AKBARI, Ramin. Transforming lives: introducing critical pedagogy into ELT classrooms. ELT Journal, v. 62, n. 3, p. 276-283, jul. 2008.

ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de; COX, Maria Inês Pagliarini. Standard English & World English: entre o siso e o riso. Calidoscópio, v. 11, n. 2, p. 153- 166, mai/ago 2013.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 03 out. 2015

CANDAU, Vera Maria. ANHORN, Carmen Teresa Gabriel. A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. Rio de Janeiro: PUC, [2000]. Disponível em:<http://23reuniao.anped.org.br/textos/0413t.PDF>. Acesso em: 03 out.2015

CRYSTAL, David. English as a global language. 2. Ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

MENDES, Edleise. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, São Paulo, 2004.

MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: Scheyerl, D.; SIQUEIRA, S. (Orgs) Materiais Didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e preposições. Salvador: EDUFBA, 2012.

OLIVEIRA, Adelaide P de. World Englishes, competência comunicativa intercultural e mudanças de paradigmas: uma proposta para uma nova checklist de análise de livro-texto para o ensino de língua inglesa. [2011].

PENNYCOOK, Alastair. Critical pedagogy and second language education. System, Great Britain, v. 18, n. 3, p. 303-314, 1990.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. The English language, globalization and Latin America: possible lessons from the ‘Outer Circle’. In: M. SAXENA; T. OMONIYI (eds) Contending with Globalization in World Englishes. 2010.Clevedon, Multilingual Matters, p. 175-195

SEIDLHOFER, Barbara. Key concepts: English as a língua franca. ELT Journal, Viena, 4 out. 2005, p. 339- 341.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. 2008. 360 f. Tese (Doutorado). Curso de Letras. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-20

Comment citer

ENÉAS DA SILVA, B. “Oxente!”: um olhar curioso sob a abordagem cultural em materiais didáticos de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 2, p. 12–38, 2015. DOI: 10.69969/revistababel.v5i2.2547. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2547. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE