Filme e interculturalidade na sala de aula de língua inglesa

Autores

  • Laiz Munire Sales Costa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.984

Palavras-chave:

Língua e cultura, Interculturalidade, Competência intercultural crítica

Resumo

Com a internacionalização do inglês, sua influência atinge comunidades linguísticas onde esse idioma não é a língua materna. A globalização possibilitou que a língua se difundisse por todo o mundo. Nesse contexto, o professor de língua estrangeira, principalmente o de inglês, precisa dar suporte aos seus aprendizes para perceber e compreender as diferenças culturais de modo a desenvolver as competências linguística e cultural. Música, vestuário, filmes, valores e formas de comportamento são alguns exemplos de elementos difusores culturais. A associação de imagem e som nos filmes permite a observação de aspectos culturais e linguísticos, os quais podem ser trabalhados em sala de aula e servir como fator desencadeador da competência intercultural no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Ao elaborar as atividades, o professor necessita estar atento para perceber e saber explorar esses elementos tanto linguísticos, como culturais no seu planejamento para que os alunos percebam as diferenças de valores e comportamentos de outras culturas, habilitando-os a interpretar e compreender essas distinções. Os temas precisam propiciar a reflexão sobre a cultura estrangeira e a sua própria. Para tanto, é importante escolher o material adequado que possibilite a intervenção e reflexão do aluno, convidando-o a interagir e a emitir opiniões de forma crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiz Munire Sales Costa, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA )na linha de pesquisa Estudos de Tradução Cultural e Intersemiótica.

Referências

BRETON, Jean-Marie Le. Reflexões anglófilas sobre a geopolítica do inglês. In: LACOSTE, Yves; RAJAGOPALAN, Kanavillil. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon, Philadelphia: Multilingual Matters LTD, 1987.

BYRAM, Michael; GRIBKOVA, Bella; STARKEY, Hugh. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers, 2002. (versão eletrônica). Disponível em: . Acesso em: 25 de out. 2012.

CRUZ, Décio Torres. Alienação e mimetismo cultural no ensino de línguas estrangeiras. In: Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 23-24, jun.-dez. 1999.

CRUZ, Décio Torres. O cinema como linguagem pedagógica/ ideológica para o ensino de línguas estrangeiras: (re) descobrindo a cultura do outro. In: MOTA, Kátia; SCHEYERL, Denise (Orgs.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: EDUFBA: Instituto de Letras, Departamento de Letras Germânicas, 2004.

DOGVILLE. Direção: Lars Von Trier. Roteiro: Lars Von Trier. Produção: Vibeke Windelov. Fotografia: Anthony Dod Mantle. Desenho de Produção: Peter Grant. Figurino: Manon Rasmussen. Edição: Molly Marlene Stensgard. França: Distribuição: Lions Gate Entertainment / California Filmes, 2003. Duração: 177 minutos.

FREITAS, Cândido M. Varela de. O currículo em debate: positivismo-pós-modernismo; teoria-prática. jan. 2006. Disponível em: <http://www.diversidadecurricular.blogspot.com/>. Acesso em out de 2006.

GOODE, Tawara D. Competência Cultural. mar. de 1995. Revisado em set de 1999. Disponível em: <http://www.diversidadecurricular.blogspot.com/>. Acesso 20 de out. de 2006.

HARMER, Jeremy. The practice of English language teaching. 3rd. England: Longman, 2002.

L‟AUBERGUE spagnole. Direção: Cédric Klapish. Roteiro: Cédric Kaplish. Produção: Bruno Levy. Edição: Francine Sandberg. Espanha/ França: Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation, 2002. Duração: 115 minutos.

MCKAY, Sandra Lee. Teaching English as an international language: implications for cultural materials in the classroom. TESOL Journal, volume 9, Winter 2000.

RABBIT-PROOF fence. Direção: Phillip Noyce. Roteiro: Christine Olsen, baseado em livro de Doris Pilkington. Produção: Phillip Noyce, Christine Olsen e John Winter. Edição: Veronika Jenet e John Scott. Austrália: Distribuição: Miramax Films / Buena Vista International / Lumière, 2002. Duração: 94 minutos.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Yves; RAJAGOPALAN, Kanavillil. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ROSE, Chris. Intercultural learning. British Council, Italy, 2003. Disponível em: <http://www.teachingenglish.org.uk/>. Acesso em nov. de 2006.

SARMENTO, Simone. Aspectos culturais presentes no ensino de língua estrangeira. In: SARMENTO, Simone; MÜLLER, Vera (Orgs.). O ensino do inglês como língua estrangeira: estudos e reflexões. Porto Alegre: APIRS, 2004.

SCOLLAN, Ron; SCOLLAN, Suzanne Wong. Intercultural communication: a discourse approach. Oxford: Blackwell, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SIMIONE, Marta Helena Longo. O ensino da cultura: como e por quê?: uma breve reflexão sobre teoria e prática aplicadas ao ensino e aprendizagem de LE. 2005. Trabalho não publicado.

SIQUEIRA, Sávio. O desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês. In: Revista Inventário. 4. ed., jul., 2005. Disponível em: <http://www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm. Acesso em 12 de jul. de 2005.

TOSTA, Antonio Luciano de Andrade. Além de textos e contextos: língua estrangeira, poesia e consciência cultural crítica. In: MOTA, Kátia; SCHEYERL, Denise (Orgs.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: EDUFBA: Instituto de Letras, Departamento de Letras Germânicas, 2004.

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

COSTA, L. M. S. Filme e interculturalidade na sala de aula de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 1, p. 48–66, 2014. DOI: 10.69969/revistababel.v4i1.984. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/984. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA