Tecnologias colaborativas no ensino e aprendizagem da produção textual em língua estrangeira

Autores

  • Eliana Santos de Souza e Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2548

Palavras-chave:

Tecnologia, Línguas estrangeiras, Redes sociais, Habilidade da produção escrita

Resumo

Este estudo tem como objetivo traçar um panorama sobre a utilização da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras desde os primórdios até a contemporaneidade, focalizando as tecnologias colaborativas e destacando os sites de redes sociais. O pressuposto orientador dessa pesquisa foi o de que ao investigar um relevante corpus da literatura especializada na área seria possível reunir informações sobre as características desses sites, bem como as potencialidades e os desafios de sua utilização na promoção do desenvolvimento da habilidade da produção textual no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Como foi desenvolvido com base, exclusivamente, em fontes bibliográficas, trata-se de uma Pesquisa de Fontes Secundárias, de natureza qualitativa, que se soma a outros trabalhos já desenvolvidos sobre essa temática, e que oportunizou a aquisição, atualização e aprofundamento de conhecimentos relativos às novas tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicáveis ao ensino de línguas estrangeiras, abrindo caminho para ampliar e ressignificar o aproveitamento dos referidos recursos.

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Biografia do Autor

Eliana Santos de Souza e Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestra pelo Programa de Pós-graduação, Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa no campus II da UNEB.

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Publicado

20.12.2015

Como Citar

SANTOS DE SOUZA E SANTOS, E. Tecnologias colaborativas no ensino e aprendizagem da produção textual em língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 2, p. 39–57, 2015. DOI: 10.69969/revistababel.v5i2.2548. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2548. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE