“Oxente!”: um olhar curioso sob a abordagem cultural em materiais didáticos de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2547Palavras-chave:
Cultura, Inglês como língua franca, Material didático, EnsinoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar o lugar que é dado à cultura nos materiais didáticos de língua inglesa, examinando como os aspectos culturais são tratados e abordados em sala de aula desta LE, identificando, dessa forma, como a cultura constrói conhecimento. Procurou-se investigar, também, se os alunos, a partir do material didático, são expostos a uma diversidade cultural condizente com a realidade de falantes globais de língua inglesa, atualmente e, ao status de língua franca mundial adquirido pelo idioma. Realizou-se uma análise na coleção didática adotada por uma escola regular particular de Salvador, a partir de uma lista desenvolvida para quantificar e registrar a pluralidade cultural contida no referido material didático. Percebeu-se que, entre outras coisas, não há uma diversidade de aspectos culturais no material, uma vez que este tende à padronização e singularidade da língua inglesa. Concluiu-se que é preciso expor os alunos a diversas possibilidades de realidades culturais diferentes, de modo a prepará-los para uma vivência real da língua. Devido à deficiência referente a questões de inter(multi)culturalidade encontrada no material analisado, recomenda-se que o professor seja capaz de desenvolver uma maior sensibilidade às necessidades específicas de cada turma, e busque adaptar os materiais disponíveis para seu uso de acordo com sua vivência pedagógica.
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