“Oxente!”: um olhar curioso sob a abordagem cultural em materiais didáticos de língua inglesa

Autores

  • Brisa Enéas da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i2.2547

Palavras-chave:

Cultura, Inglês como língua franca, Material didático, Ensino

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o lugar que é dado à cultura nos materiais didáticos de língua inglesa, examinando como os aspectos culturais são tratados e abordados em sala de aula desta LE, identificando, dessa forma, como a cultura constrói conhecimento. Procurou-se investigar, também, se os alunos, a partir do material didático, são expostos a uma diversidade cultural condizente com a realidade de falantes globais de língua inglesa, atualmente e, ao status de língua franca mundial adquirido pelo idioma. Realizou-se uma análise na coleção didática adotada por uma escola regular particular de Salvador, a partir de uma lista desenvolvida para quantificar e registrar a pluralidade cultural contida no referido material didático. Percebeu-se que, entre outras coisas, não há uma diversidade de aspectos culturais no material, uma vez que este tende à padronização e singularidade da língua inglesa. Concluiu-se que é preciso expor os alunos a diversas possibilidades de realidades culturais diferentes, de modo a prepará-los para uma vivência real da língua. Devido à deficiência referente a questões de inter(multi)culturalidade encontrada no material analisado, recomenda-se que o professor seja capaz de desenvolver uma maior sensibilidade às necessidades específicas de cada turma, e busque adaptar os materiais disponíveis para seu uso de acordo com sua vivência pedagógica.

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Biografia do Autor

Brisa Enéas da Silva, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Língua Estrangeira (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Concluinte do curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade Salvador – UNIFACS, na área de Análise de Materiais Didáticos (2015). Mestranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2016).

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Publicado

20.12.2015

Como Citar

ENÉAS DA SILVA, B. “Oxente!”: um olhar curioso sob a abordagem cultural em materiais didáticos de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 2, p. 12–38, 2015. DOI: 10.69969/revistababel.v5i2.2547. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2547. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE