APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA

Joana Paulin Romanowski, Soraia Carise Prates, Pura Lucia Oliver Martins

Resumo


O artigo aborda a formação de professores para a educação básica em comunidades de prática, com o objetivo de examinar as contribuições dessas comunidades realizadas em estágio não obrigatório para o aprendizado da docência. Os aportes metodológicos propostos na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) orientam o estudo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, considera estudo realizado com estudantes de cursos de licenciaturas em uma escola de educação básica. Os dados foram obtidos por meio de registro das reuniões e por relatos dos participantes. Os resultados indicam que a comunidade de prática favorece o aprendizado da docência quanto à organização do ensino e da aprendizagem, identificação de dificuldades de aprendizagem,investigação de procedimentos de atuação no processo de ensino e contribui na constituição da identidade docente.


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DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p61-77

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e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

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