Notícias

  • Jacques Derrida e Mais Além: Disseminações e Desconstrução (Chamada para dossiê / 2020.2)

    2020-06-22

    Jacques Derrida e Mais Além: Disseminações e Desconstrução

    (Chamada para dossiê / 2020.2)

    Organizadores:

    • Alexandre de Oliveira Fernandes (IFBA) 
    • Élida Paulina Ferreira (UESC)
    • Claudia Camardella Rio Doce (UEL)

     

    A Desconstrução, conforme proposta por Jacques Derrida (2001; 2007; 2009), inverte e desloca pares de conceitos metafísicos que buscam instaurar “a” verdade; gera um descentramento estrutural, coloca no lugar da “presença”, o termo “ausente”; demonstrando a instabilidade e a “arbitrariedade” de um sistema supostamente coerente. Ao revelar o processo de construção dos discursos como cenas de violência e constrangimento, Jacques Derrida tem suscitado estudos em diversas áreas do conhecimento, os quais, cada qual a seu modo e aliados a perspectivas teóricas múltiplas, disseminam-se da hospitalidade incondicional ao porvir, da promessa da contínua invenção do Outro à Alteridade, do deslizamento agonístico da Verdade à Ética.

    Nesta chamada da Revista Tabuleiro das Letras, uma publicação do Programa em Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, acolhemos estudos que busquem problematizar Jacques Derrida e ir além, honrando o teórico e traindo-o, disseminando a desconstrução e a borrando, num processo de produção de saberes em que o encontro não é com o Mesmo, mas com o Sempre Outro. Logo, estudos que aproximem a Desconstrução e os Estudos Culturais, os Estudos da Linguagem, os Estudos de Gênero, os Estudos cuir e transviad@s, as Ciências da Literatura, a Decolonialidade, são bem-vindos. 

    Prazo final para envio dos artigos: 15 de Outubro de 2020.

    Endereço eletrônico para envio (caso não consiga acessar o sistema): tabuleirodeletras@gmail.com

    Saiba mais sobre Jacques Derrida e Mais Além: Disseminações e Desconstrução (Chamada para dossiê / 2020.2)
  • Chamada para publicação 2019.2

    2019-06-02

    Está no ar a chamada para contribuições de textos originais (artigos, resenhas e entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, a serem publicadas no Volume 13, nº. 2, jul./dez. 2019, da Revista Tabuleiro de Letras, “Corpos e Sexualidades – Caminhos para uma ecologia de saberes e de lutas, a partir da linguística, das letras e das artes". As contribuições serão aceitas até o dia 15 de outubro de 2019.

    Organização: Suely Messeder (UNEB/UFBA), Catarina Isabel Martins (Universidade de Coimbra)  e Victor Cata (Centro Cultural Yoo Dachi, México)

    Saiba mais sobre Chamada para publicação 2019.2
  • Chamada para publicação 2019.1

    2018-12-10

    Está no ar a chamada para contribuições de textos originais (artigos, resenhas e entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, a serem publicadas no Volume 13, nº. 1,  jan./jun. 2019, da Revista Tabuleiro de Letras, Diversidade sexual e de gênero: corte na censura". As contribuições serão aceitas até o dia 15 de maio de 2019.

    Organizadores: Ricardo Freitas, Ana Paula Teixeira Porto e Flávio Camargo.

     

    Saiba mais sobre Chamada para publicação 2019.1