Chamada para publicação de dossiê 2024.1 - Produção de textos na BNCC: impactos nos currículos, no livro didático e na formação de professores
Apresentação:
A produção de textos escritos sempre foi uma importante unidade do ensino de Língua Portuguesa. Com a reconfiguração da arquitetura disciplinar proposta pela BNCC, orientada pela pedagogia das competências, novas nuances foram incorporadas a esse eixo estruturante, dentre as quais: i) a seleção de um conjunto de práticas sociais de referência, em substituição aos domínios discursivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a determinação de um conjunto de habilidades para cada ano escolar, estabelecendo uma progressão das aprendizagens para toda a educação básica. Esse novo quadro desafia a comunidade científica e profissionais envolvidos na prática educativa a desenvolver pesquisas que busquem avaliar a (im)pertinência das novas orientações curriculares para o ensino e a aprendizagem da produção de textos escritos, os materiais didáticos delas decorrentes e seus possíveis impactos na formação de professores. Assim, este dossiê pretende reunir trabalhos que abordem, do ponto de teórico e/ou metodológico, os seguintes aspectos:
i. Relações entre teorias dos gêneros textuais e a proposta de ensino de produção de textos na BNCC;
ii. Aproximações e diferenças entre a pedagogia dos multiletramentos e a pedagogia das competências;
iii. Aproximações e diferenças entre as teorias do desenvolvimento de capacidades do interacionismo sociodiscursivo e do desenvolvimento de competências;
iv. Letramentos, multimodalidade e ensino de produção de textos;
v. Relações entre ensino de gramática e produção de textos;
vi. O tratamento da produção de textos no livro didático;
vii. Sequências de atividades ou didáticas em conformidade com as orientações curriculares da BNCC;
viii. Problemas e desafios da formação docente para ensinar a produção de textos no quadro da pedagogia das competências.