Chamada para dossiê 2022.1 - Vozes da Floresta: literaturas e culturas indígenas

2021-08-17

Submissão: Até 15 de abril de 2022.

Organizadoras:

Elizabeth Gonzaga de Lima (Profa. Dra. no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, da Universidade do Estado da Bahia – PPGEL/UNEB)

Randra Kevelyn Barbosa Barros (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PPGLCC/PUC-RIO)

Apresentação:

Os povos indígenas ainda sofrem com uma visão colonial e estereotipada construída historicamente acerca de suas culturas e cristalizada no imaginário brasileiro. Daniel Munduruku, em Banquete dos deuses, afirma que “aprendemos nos livros que o índio vive em função do colonizador e é tratado sempre no passado, não lhe restando nenhum papel relevante na sociedade contemporânea” (MUNDURUKU, 1999, p.24). Esse olhar da sociedade ocidentalizada, fruto do pensamento colonial, expressa uma compreensão objetificada sobre os povos indígenas, não os enxergando em sua subjetividade, cultura e capacidade de transformação. A reconstrução e a renovação das próprias culturas e identidades indígenas ocorrem nas comunidades, a partir de estratégias utilizadas para potencializar os discursos, fazendo-os adquirir um alcance mais amplo entre os não indígenas. A tecnologia da escrita, as mídias e as diferentes linguagens são utilizadas pelos indígenas, para criarem um circuito de disseminação de suas vozes. É necessário, pois, elaborar novas imagens sobre esses povos, questionando a visão etnocêntrica, os estereótipos e os apagamentos enfrentados por essas múltiplas culturas. Assim, esses sujeitos estabelecem uma estratégia decolonial, ao construírem literaturas, mídias e artes indígenas marcadas pela autonomia e protagonismo, indicando que não se mantêm estáticos no tempo e podem desempenhar o papel fundamental de pluralizar as perspectivas desses campos na contemporaneidade.

Considerando a importância de os indígenas promoverem a auto expressão, a Revista Tabuleiro de Letras propõe o dossiê Vozes da Floresta: literaturas e culturas indígenas. Acolheremos investigações que reflitam sobre as produções literárias, midiáticas e artísticas, a exemplo da poesia e prosa indígena na contemporaneidade, contextualizando esse movimento de escrita; dos trabalhos de criadores de conteúdo nas redes sociais e diversos espaços virtuais, a partir da etnomídia; das artes visuais e performáticas, em seus processos identitários, trazendo reflexões, também, no que tange à curadoria desses indivíduos em exposições, além de outras manifestações que possam ser evocadas. O propósito é constituir um dossiê crítico, diverso e panorâmico, que reúna múltiplos olhares. Sob essa ótica, os trabalhos nos permitirão escutar as vozes da floresta e dialogar com os gestos criativos empreendidos pelos indígenas, na tentativa de sobreviver à necropolítica que vem sendo perpetrada no Brasil.