PRORROGAÇÃO - Chamada para publicação em seção temática - Dossiê – 2024.1

2024-04-01

PRORROGAÇÃO - Chamada para publicação em seção temática - Dossiê – 2024.1

 

Ementa:

Produção de textos na BNCC: impactos nos currículos, no livro didático e na formação de professores

 

Organizadores:

Prof. Dr. Marcos Bispo dos Santos (UNEB)

Profª Dra. Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB)

 

Apresentação:

A produção de textos escritos sempre foi uma importante unidade do ensino de Língua Portuguesa. Com a reconfiguração da arquitetura disciplinar proposta pela BNCC, orientada pela pedagogia das competências, novas nuances foram incorporadas a esse eixo estruturante, dentre as quais: i) a seleção de um conjunto de práticas sociais de referência, em substituição aos domínios discursivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a determinação de um conjunto de habilidades para cada ano escolar, estabelecendo uma progressão das aprendizagens para toda a educação básica. Esse novo quadro desafia a comunidade científica e profissionais envolvidos na prática educativa a desenvolver pesquisas que busquem avaliar a (im)pertinência das novas orientações curriculares para o ensino e a aprendizagem da produção de textos escritos, os materiais didáticos delas decorrentes e seus possíveis impactos na formação de professores. Assim, este dossiê pretende reunir trabalhos que abordem, do ponto de teórico e/ou metodológico, os seguintes aspectos:

i. Relações entre teorias dos gêneros textuais e a proposta de ensino de produção de textos na BNCC;

ii. Aproximações e diferenças entre a pedagogia dos multiletramentos e a pedagogia das competências;

iii. Aproximações e diferenças entre as teorias do desenvolvimento de capacidades do interacionismo sociodiscursivo e do desenvolvimento de competências;

iv. Letramentos, multimodalidade e ensino de produção de textos;

v. Relações entre ensino de gramática e produção de textos;

vi. O tratamento da produção de textos no livro didático;

vii. Sequências de atividades ou didáticas em conformidade com as orientações curriculares da BNCC;

viii. Problemas e desafios da formação docente para ensinar a produção de textos no quadro da pedagogia das competências.

 

Os textos em acordo com esta ementa devem ser submetidos até 30 de abril de 2024. Todo processo ocorre no próprio sistema da revista. Não serão aceitos materiais enviados por e-mail.