OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE BREVES/RESEX MAPUÁ/PA: vozes docentes em evidência.
Palavras-chave:
Pandemia; Pedagogia da Alternância; Casa Familiar Rural; Docentes.Resumo
Ainda vivenciamos a pandemia da covid-19 e seus impactos significativos nas atividades cotidianas do ser humano. Isto alterou drasticamente o processo educativo no campo, e, no caso do município de Breves, cuja área rural é extensa, aliada às dificuldades de acesso à internet e transporte, torna os desafios da pedagogia da alternância ainda mais complexos. O presente trabalho objetivou analisar as percepções de docentes da Casa Familiar Rural (CFR), sobre a pedagogia da alternância no contexto da pandemia da covid19, e especificamente, conhecer a origem e a evolução da pedagogia da alternância, reconhecer os aspectos da CFR, bem como conhecer a trajetória da fundação da única instituição desta natureza no município de Breves a Casa Familiar Rural na Resex Mapuá, além de identificar transformações na prática docente. Dessa forma, esta investigação problematiza acerca das implicações da pandemia no desenvolvimento do modelo de formação por alternância pedagógica na CFR. Teoricamente, esta pesquisa está ancorada nos estudos de Gimonet (2007), Couto (2015) e Lourenço (2016) e outros trabalhos cujo enfoque é na pedagogia da alternância e na CFR enquanto instituição. Em termos metodológicos, esta investigação é qualitativa, tendo como instrumental de coleta de dados a entrevista, o lócus em questão é a CFR de Breves e os participantes do estudo professores que atuam naquela instituição, para tratar da problemática toma-se os depoimentos docentes, estes foram transcritos e submetidos a posterior análise de conteúdo. O estudo demonstrou que a pandemia impactou diretamente na dinâmica da CFR, face às limitações decorrentes do distanciamento social.
Downloads
Referências
AIRES, Helena Quirino Porto; VIZOLLI, Idemar; STEPHANI, Adriana Demite. A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins. Perspectiva. Vol. 36, 244-268, Florianópolis, 2018
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais/ Antônio Chizzotti- Petrópolis, RJ: Vozes, 2006
COUTO, Jeovani de Jesus. Entre águas e florestas: alternância pedagógica na reserva extrativista do Mapuá – Breves - Marajó. / Jeovani de Jesus Couto. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, 2015. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/7642637/jeovani-de-jesus-couto.
SCALABRIM, Rosemeri. A Pedagogia da Alternância como Elemento Integrador. SD). Disponível em: https://silo.tips/download/formaao-de-professores-alternancia-como-elemento-integrador
EULER, Ana Margarida Castro; RAMOS, Carlos Augusto Pantoja. Marajó conectado: como a internet pode melhorar a vida da juventude marajoara no contexto da pandemia e da bioeconomia. Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Macapá, AP, 2021.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs / Jean-Claude Gimonet; Tradução de Thierry de Burghgrave. – Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR –Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007
LOURENÇO, Reginaldo do Socorro da Silva. Educação do campo e unidade de conservação de uso sustentável: um estudo a partir da Casa Familiar Rural de Reserva Extrativista Mapuá, Município de Breves, arquipélago do Marajó, Estado do Pará. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-graduação em Gestão Pública, Breves, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11271
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.