OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE BREVES/RESEX MAPUÁ/PA: vozes docentes em evidência.

Autores

Palavras-chave:

Pandemia; Pedagogia da Alternância; Casa Familiar Rural; Docentes.

Resumo

Ainda vivenciamos a pandemia da covid-19 e seus impactos significativos nas atividades cotidianas do ser humano. Isto alterou drasticamente o processo educativo no campo, e, no caso do município de Breves, cuja área rural é extensa, aliada às dificuldades de acesso à internet e transporte, torna os desafios da pedagogia da alternância ainda mais complexos. O presente trabalho objetivou analisar as percepções de docentes da Casa Familiar Rural (CFR), sobre a pedagogia da alternância no contexto da pandemia da covid19, e especificamente, conhecer a origem e a evolução da pedagogia da alternância, reconhecer os aspectos da CFR, bem como conhecer a trajetória da fundação da única instituição desta natureza no município de Breves a Casa Familiar Rural na Resex Mapuá, além de identificar transformações na prática docente. Dessa forma, esta investigação problematiza acerca das implicações da pandemia no desenvolvimento do modelo de formação por alternância pedagógica na CFR. Teoricamente, esta pesquisa está ancorada nos estudos de Gimonet (2007), Couto (2015) e Lourenço (2016) e outros trabalhos cujo enfoque é na pedagogia da alternância e na CFR enquanto instituição. Em termos metodológicos, esta investigação é qualitativa, tendo como instrumental de coleta de dados a entrevista, o lócus em questão é a CFR de Breves e os participantes do estudo professores que atuam naquela instituição, para tratar da problemática toma-se os depoimentos docentes, estes foram transcritos e submetidos a posterior análise de conteúdo. O estudo demonstrou que a pandemia impactou diretamente na dinâmica da CFR, face às limitações decorrentes do distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diones Freitas Amaral, IFPA

É especialista em Educação a Distância pela UEPA (2021); Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio com Ênfase em Língua Portuguesa e Literatura pela FAM (2015). Licenciado Pleno em Letras (Língua Portuguesa) pela UFPA (2013). Aluno de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Tem experiência na Docência de ensino Fundamental menor; ensino fundamental maior; Ensino Médio; graduação e pós-graduação.

Jeovani de Jesus Couto, UEPA

Doutoranda em Educação- UEPA, Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares- IFPA, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável -UFPA e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo com ênfase em Pedagogia da Alternância e desenvolvimento rural sustentável. Tem experiência na docência do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, além da Docência no Ensino Superior (pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo) e Especializações em Docência da Educação Profissional, Agroextrativismo e Desenvolvimento Rural , Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia da Alternância e em Docência da Educação Profissional. Acumula experiência também na Coordenação técnico pedagógica no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado em Floresta. Atualmente é Docente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal do Pará- Campus Breves

Referências

AIRES, Helena Quirino Porto; VIZOLLI, Idemar; STEPHANI, Adriana Demite. A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins. Perspectiva. Vol. 36, 244-268, Florianópolis, 2018

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais/ Antônio Chizzotti- Petrópolis, RJ: Vozes, 2006

COUTO, Jeovani de Jesus. Entre águas e florestas: alternância pedagógica na reserva extrativista do Mapuá – Breves - Marajó. / Jeovani de Jesus Couto. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, 2015. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/7642637/jeovani-de-jesus-couto.

SCALABRIM, Rosemeri. A Pedagogia da Alternância como Elemento Integrador. SD). Disponível em: https://silo.tips/download/formaao-de-professores-alternancia-como-elemento-integrador

EULER, Ana Margarida Castro; RAMOS, Carlos Augusto Pantoja. Marajó conectado: como a internet pode melhorar a vida da juventude marajoara no contexto da pandemia e da bioeconomia. Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Macapá, AP, 2021.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs / Jean-Claude Gimonet; Tradução de Thierry de Burghgrave. – Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR –Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, 2007

LOURENÇO, Reginaldo do Socorro da Silva. Educação do campo e unidade de conservação de uso sustentável: um estudo a partir da Casa Familiar Rural de Reserva Extrativista Mapuá, Município de Breves, arquipélago do Marajó, Estado do Pará. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-graduação em Gestão Pública, Breves, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11271

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Amaral, D. F., & Couto, J. de J. . . (2022). OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA CASA FAMILIAR RURAL DE BREVES/RESEX MAPUÁ/PA: vozes docentes em evidência . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(01), e202206. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13918