BIOVIVÊNCIAS: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em Biologia
Parole chiave:
: Habilidade docente; Reflexão pedagógica; Desconstrução de saberes; Identidade docenteAbstract
Este texto apresenta um relato de experiência a partir do subprojeto ‘Residência Pedagógica em Ciências/Biologia: estratégias de formação de professores (as) no Território Norte do Itapicuru’ do curso em Ciências Biológicas, selecionado no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. O PRP, financiado pela CAPES, visa fortalecer a formação docente através da integração teoria-prática, preparando futuros educadores para enfrentar desafios na sala de aula. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e inclui observação, planejamento, intervenções e regência de aulas, com ênfase na aplicação de metodologias ativas e aulas práticas. A participação no programa proporcionou um desenvolvimento significativo de habilidades docentes para o ensino de Biologia de forma dinâmica e reflexiva. A experiência evidencia a importância do PRP na formação de professores, contribuindo para construção da identidade docente e para a compreensão das práticas educacionais no contexto escolar.
Palavras-chaves: Habilidade docente; Reflexão pedagógica; Desconstrução de saberes; Identidade docente
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