BIOVIVÊNCIAS: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em Biologia

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Mots-clés :

: Habilidade docente; Reflexão pedagógica; Desconstrução de saberes; Identidade docente

Résumé

Este texto apresenta um relato de experiência a partir do subprojeto ‘Residência Pedagógica em Ciências/Biologia: estratégias de formação de professores (as) no Território Norte do Itapicuru’ do curso em Ciências Biológicas, selecionado no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. O PRP, financiado pela CAPES, visa fortalecer a formação docente através da integração teoria-prática, preparando futuros educadores para enfrentar desafios na sala de aula.  A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e inclui observação, planejamento, intervenções e regência de aulas, com ênfase na aplicação de metodologias ativas e aulas práticas. A participação no programa proporcionou um desenvolvimento significativo de habilidades docentes para o ensino de Biologia de forma dinâmica e reflexiva. A experiência evidencia a importância do PRP na formação de professores, contribuindo para construção da identidade docente e para a compreensão das práticas educacionais no contexto escolar.

 

Palavras-chaves:  Habilidade docente; Reflexão pedagógica; Desconstrução de saberes; Identidade docente

 

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ANA KELLY RAMOS DE SOUZA, SEMED- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SENHOR DO BONFIM

Técnica em Agropecuária IF BAIANO- campus Senhor do Bonfim (2014-2017) Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela UNEB campus VII em Senhor do Bonfim (2017-2024). Atuou durante dois anos como monitora de Iniciação Cientifica FAPESB/ PICIN-UNEB no Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos (LBM) da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, campus VII, com trabalhos envolvendo a Qualidade microbiológica da água disponibilizada em bebedouros de escolas públicas de Senhor do Bonfim- BA (2020-2022), foi monitora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência - PIBID no IF BAIANO campus Senhor do Bonfim (2018-2020); atuou como monitora bolsista e voluntária de extensão no Espaço Ciência Micológica: Educação, conhecimento e interação na UNEB campus VII (2022). Atuou como residente pedagógica bolsista do Programa Residência Pedagógica no Centro Territórial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru na cidade de Jaguarari- BA, no subprojeto: Residência Pedagógica em Ciências/ Biologia: estrátégia de formação de professores(as) no Território Norte do Itapicuru no CETEP-PNI de Jaguarari (2023-2024).

LUCAS BARBOSA CONCEIÇÃO Barbosa Conceição, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, SEC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - Campus VII (UNEB-2016), Especialista em Ensino de Ciências do Ensino Fundamental pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB-2022), Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI-2023) e Mestre em Ciências - Botânica pelo Programa de Pós-graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-2018), com atuação em Micologia, com ênfase na taxonomia de Microfungos Assexuais. Foi Preceptor da Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB - Campus VII, na Escola Campo CETEP/PNI em Jaguarari - BA de nov. de 2022 a abril de 2024. Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação da Bahia com experiência no ensino de Ciências/Biologia, orientação e ensino de Iniciação Científica e gerenciamento de dados educacionais através de programas como o Microsoft Excel, Microsoft Forms, Google Drive e Google Forms.

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Publié-e

2024-12-18

Comment citer

RAMOS DE SOUZA, A. K., & Barbosa Conceição, L. B. C. (2024). BIOVIVÊNCIAS: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em Biologia . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202403v2. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/20920

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica