BIOVIVÊNCIAS: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica em Biologia
Mots-clés :
: Habilidade docente; Reflexão pedagógica; Desconstrução de saberes; Identidade docenteRésumé
Este texto apresenta um relato de experiência a partir do subprojeto ‘Residência Pedagógica em Ciências/Biologia: estratégias de formação de professores (as) no Território Norte do Itapicuru’ do curso em Ciências Biológicas, selecionado no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. O PRP, financiado pela CAPES, visa fortalecer a formação docente através da integração teoria-prática, preparando futuros educadores para enfrentar desafios na sala de aula. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e inclui observação, planejamento, intervenções e regência de aulas, com ênfase na aplicação de metodologias ativas e aulas práticas. A participação no programa proporcionou um desenvolvimento significativo de habilidades docentes para o ensino de Biologia de forma dinâmica e reflexiva. A experiência evidencia a importância do PRP na formação de professores, contribuindo para construção da identidade docente e para a compreensão das práticas educacionais no contexto escolar.
Palavras-chaves: Habilidade docente; Reflexão pedagógica; Desconstrução de saberes; Identidade docente
Téléchargements
Références
BENTO, Maria Cecilia.; PEREIRA, Fátima. A avaliação na formação inicial de professores: um estudo de caso. Revista Contemporânea de Educação, n. 14, 2012
BRASIL. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, Brasil, p. 600.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CARVALHO, Anna. Maria .Pessoa de. Pratica de ensino: os estágios na formação do professor. 2ª ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1987.
DA PONTE, João Pedro. A vertente profissional da formação inicial de professores de matemática. In: Educação Matemática em Revista. São Paulo: ano 9, n.11, p.3-8, 2002
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1993.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004
MARX, Karl. Textos Filosóficos. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1975
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa,1992
LINSINGEN, Luana von. Metodologia de ensino de ciências e biologia / Luana von Linsingen. – Florianópolis : Biologia/EaD/UFSC, 2010. 122 p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed., São
Paulo: Cortez, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
QUIRINO, Lopes Valker. Recursos didáticos: fundamentos de utilização. 2011. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia). Universidade Estadual de Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2011. Disponível em:http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2278/1/PDF%20%20Valker%20Lopes%20Quirino.pdf. Acesso em: 24 jun. 2024.
SANTOS, Dayanna. C. R.; ARAÚJO, Lesly. N. B.; CARVALHO, Juliana. B.; COSTA, Maria. J. A. Residência Pedagógica: Um Incentivo para a Formação e Atuação Docente no Ensino de Biologia / Pedagogical Residence: An Incentive for Formation and Teaching Performance in the Teaching of Biology. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 57586–57593, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n8-244. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14928.Acesso em: 26 jun. 2024.
SILVA, Flávio Vieira Carvalho; SANTOS, Ana Laura Calazans; SANTOS, Luís Guilherme Teixeira; FEITOSA , Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. Residência pedagógica de biologia: percepção dos residentes sobre as contribuições do programa em sua formação docente, João Pessoa-PB, Brasil. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019.Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62511>. Acesso em: 29/07/2024.
SOUZA, Maria Anuncianda Leão de; COUTINHO, Diógenes. José Gusmão. Relação Professor– Aluno e Afetividade: Uma RevisãoIntegrativa. BrazilianJournal of Development, Curitiba, ano 2020, v. 6, ed. 5, p. 27252-27262, 13 maio 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/10000/8384. Acesso em: 25 jun. 2024.
VASCONCELLOS, Celso dos. Santos. Avaliação – concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 15ª ed., São Paulo, SP. Libertad, 2005.
WERTHEIN, Jorge. O ensino de ciências e a qualidade da educação. Ciência Hoje, Portugal, ago. 2006. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3985&op=all>. Acesso em: 25 jun. 2024.
WOLLMAN, Ediane Machado; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. In: Química nova na escola. Magraf Editora, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 167-172, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés ANA KELLY RAMOS DE SOUZA , LUCAS BARBOSA CONÇEIÇÃO 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.