Ambiente acadêmico em tempos pandêmicos
Trajetórias de estudantes
Parole chiave:
Estudantes; Ambiente acadêmico; Narrativas; Significados.Abstract
O objetivo deste estudo consistiu em compreender como os estudantes egressos de escolas públicas vêm lidando com o ambiente acadêmico desde seu ingresso na universidade. Tendo a Psicologia Narrativa e a Psicologia Histórico-Cultural como orientações teóricas e o método qualitativo como abordagem, propôs-se contar com a participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada para a produção de relatos individuais. A análise identificou os compartilhamentos entre as narrativas individuais que ensejavam a composição de uma narrativa coletiva, focalizando seus temas, tempos e significados. Os resultados mostram os motivos implicados na escolha do curso, a desafiadora imersão dos estudantes na cultura acadêmica, com seus estranhamentos e sofrimentos psíquicos, suas transformações identitárias e seus otimistas projetos profissionais, bem como a turbulência produzida pela pandemia em suas vivências universitárias.
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