Ambiente acadêmico em tempos pandêmicos

Trajetórias de estudantes

Auteurs-es

Mots-clés :

Estudantes; Ambiente acadêmico; Narrativas; Significados.

Résumé

O objetivo deste estudo consistiu em compreender como os estudantes egressos de escolas públicas vêm lidando com o ambiente acadêmico desde seu ingresso na universidade. Tendo a Psicologia Narrativa e a Psicologia Histórico-Cultural como orientações teóricas e o método qualitativo como abordagem, propôs-se contar com a participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada para a produção de relatos individuais. A análise identificou os compartilhamentos entre as narrativas individuais que ensejavam a composição de uma narrativa coletiva, focalizando seus temas, tempos e significados. Os resultados mostram os motivos implicados na escolha do curso, a desafiadora imersão dos estudantes na cultura acadêmica, com seus estranhamentos e sofrimentos psíquicos, suas transformações identitárias e seus otimistas projetos profissionais, bem como a turbulência produzida pela pandemia em suas vivências universitárias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gilberto Lima dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1982), especialização em Psicologia Educacional pela PUC/MG (1997), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, adolescência, velhice, educação e cidadania.

Références

ARAÚJO, Greicy Boness de; PARADISO, Ângela Carina; LASSANCE, Maria Célia Pacheco; SARRIERA, Jorge Castellá. Carreira e narrativa: contribuições para a intervenção. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 2, p. 191-201, jul./dez, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200005&lng=pt&nrm=iso

BRANDÃO, Thaís Oliveira; GERMANDO, Idilva Maria Pires. Experiência, memória e sofrimento em narrativas autobiográficas de mulheres. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 1, p. 5-15, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822009000100002

BROCKMEIER, Jens; HARRÉ, Rom. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000300011

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FARIA, Ederson de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000100004

GUARESCHI, Pedrinho A. Relações comunitárias, relações de dominação. In: CAMPOS, Regina H. de F. (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia (p. 81-). 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

GUNDIM, Vivian Andrade; ENCARNAÇÃO, Jhonatta Pereira da; SANTOS, Flávia Costa; SANTOS, Josenaide Engracia dos; VASCONCELLOS, Erika Antunes; SOUZA, Rozemere Cardoso de. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Rev. Baiana Enferm., 35, e37293, 2021.

IMPERATORI, Thaís Kristosch. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc. Soc., n.129, p. 285-303, mai./ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-6628.109

LIMA, Cláudia Pereira de. Da escola à universidade: trajetória de estudantes egressos de escolas públicas na universidade pública. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE, 2010.

LIMA, Vanessa Suligo Araújo; KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Tecendo a constituição identitária do professor de matemática narrado nos memoriais. ACTIO, v. 3, n. 1, p. 184-204, jan./abr. 2018. Disponível em: http://periodicos.utfpr..edu.br/actio

MACHADO, Laêda Bezerra. Representações sociais de escola pública: uma análise das trajetórias de estudantes universitários. Rev. Tempos Espaços Educ., v. 13, n. 32, e-13737, jan./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v.13i32.13737

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. Psicol., 37, e200067, 2020.

OLIVEIRA, Soraia Santos de. Afiliação universitária: trajetórias de estudantes cotistas e não cotistas em cursos de alto prestígio na Universidade Federal da Bahia. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/25234/1/PDF%20dissertação%20estruturada.pdf

PENA, Rodolfo F. Alves. Problemas no transporte público; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/problemas-no-transporte-publico.htm. Acesso em 02 de março de 2022.

PERRUSI, Artur. Sofrimento psíquico, individualismo e uso de psicotrópicos: saúde mental e individualidade contemporânea. Tempo Social, v. 27, n. 1, p. 139-159, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702015000100139&lng=pt&nrm=iso

SILVA, Ariane Franco Lopes da; MICHELS, Lísia Regina Ferreira; MELO, Marisol Vieira. Representações sociais sobre a vida universitária e identidade discente. EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, PUCPR, 26 a 29/10/2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16048_11593.pdf

SILVA, Hellen Cristina Xavier da; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Permanência universitária: para além da assistência econômica. In: XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.

SILVA, Silcia Soares da.; RAMALHO, Betânia Leite. Trajetória de estudantes egressos da rede pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que discutem as pesquisas? In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2010.

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise

temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. Disponível

em: https://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67

SOUZA, Laura Vilela e. Aconselhamento psicológico como construção social. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 2, p. 262-274, abr./jun. 2018.

SOUZA, Mariana Jantsch. Fronteiras simbólicas: Espaço de hibridismo cultural, uma leitura de Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Letrônica, v. 7, n. 1, p. 475-489, jan./jun., 2014.

TAVARES, Rosana Carneiro. O sentimento de pertencimento social como um direito universal. Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s, v. 15, n. 106, p. 179-201, jan./jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p179

VASCONCELOS, Helena Serafim de. Autoestima, autoimagem e constituição da identidade: um estudo com graduandos de Psicologia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 16, n. 3, p. 195-206, ago. 2017.

Publié-e

2022-07-25

Comment citer

Santos, G. L. dos . (2022). Ambiente acadêmico em tempos pandêmicos: Trajetórias de estudantes. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(01), e202205. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/14143

Numéro

Rubrique

Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - Fluxo Contínuo