Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco
Parole chiave:
Pedagogia da alternância; Educação do campo; Políticas públicas; Movimentos sociais.Abstract
Este artigo aborda a viabilidade dos instrumentos didático-pedagógicos da alternância no IFES, Campus Barra de São Francisco. O objetivo é compreender a pedagogia da alternância e a educação do campo, numa possível articulação com as lutas dos movimentos sociais, no desenvolvimento das políticas públicas. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, universidades, secretarias municipais de educação e movimentos sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, das histórias de vida e memórias dos sujeitos, individuais e coletivos. Os resultados mostram que as políticas públicas educacionais, em diálogo com as populações do campo, são ainda muito insipientes. Por outro lado, entendemos que as interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais. Nessa conjuntura, os movimentos sociais podem contribuir na organização da diversidade dos sujeitos camponeses.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Diana Cristina de. et al. Concepções e tendências da Educação e suas manifestações na prática pedagógica escolar. Curitiba: UFPR, 2003.
BEGNAMI, João. Formação pedagógica de monitores das Escolas Famílias Agrícolas e alternâncias. Dissertação de Mestrado – Universidade Nova de Lisboa. 2003.
BICALHO, Ramofly. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, p. 210-224, out./dez. 2017.
BICALHO, Ramofly; ABBONIZIO, Aline. A pedagogia da alternância e a Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: o ensino médio e a formação de educadores do campo. Dialogia, São Paulo, n. 23, p. 69-79, jan./jun. 2016.
BICALHO, Ramofly; SILVA, Marizete Andrade. A. Políticas públicas em educação do campo: PRONERA, PROCAMPO e PRONACAMPO. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. República Federativa do. Lei de diretrizes e bases da educação nacional – Lei nº 9394/96. Brasília: MEC/SEF, 1996.
BRASIL. Decreto 7.352/10. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial. Brasília, 05 de novembro de 2010.
CASTELLI, Maria Dinorá Baccin. A formação docente no contexto do Ensino Superior. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2595/563. Acesso em 12 de maio de 2016.
CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ESPIRITO SANTO, Governo do Estado do. Plano de desenvolvimento Espírito Santo. Vitória (ES): Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Entrevista de 10/08/2006 às 10:19. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=121&infoid=247&sid=3&tpl=printerview. Acesso em 06 de Out. 2016.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. O essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos. 2001. Disponível em: http://www.fadepe.com.br/restrito/conteudo/pos_gestaoambiental_libaneo_o_essencial_da_didatica_e_o_trabalho_do_professor.pdf . Acessado em 06 abril de 2016.
NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2014. (Educação do campo. Diálogos interculturais).
PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva do Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Editores Autores Associados, 1996.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 2000.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.