Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco

Auteurs-es

Mots-clés :

Pedagogia da alternância; Educação do campo; Políticas públicas; Movimentos sociais.

Résumé

Este artigo aborda a viabilidade dos instrumentos didático-pedagógicos da alternância no IFES, Campus Barra de São Francisco. O objetivo é compreender a pedagogia da alternância e a educação do campo, numa possível articulação com as lutas dos movimentos sociais, no desenvolvimento das políticas públicas. Consultamos documentos produzidos pelo IFES, universidades, secretarias municipais de educação e movimentos sociais. Acreditamos que a presença do IFES na comunidade pode fortalecer as famílias camponesas e realidades do entorno, garantindo a qualidade da educação, das histórias de vida e memórias dos sujeitos, individuais e coletivos. Os resultados mostram que as políticas públicas educacionais, em diálogo com as populações do campo, são ainda muito insipientes. Por outro lado, entendemos que as interfaces entre educação profissional e pedagogia da alternância são reais. Nessa conjuntura, os movimentos sociais podem contribuir na organização da diversidade dos sujeitos camponeses.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jean Rubyo Lopes, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Docente no IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Ramofly Bicalho Santos, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente da UFRRJ. Formado em História e Pedagogia. Especialização em EJA. Mestrado e Doutorado em Educação (Unicamp). Docente do PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Área de atuação: Educação do Campo, Movimentos Sociais e EJA.

Références

ABREU, Diana Cristina de. et al. Concepções e tendências da Educação e suas manifestações na prática pedagógica escolar. Curitiba: UFPR, 2003.

BEGNAMI, João. Formação pedagógica de monitores das Escolas Famílias Agrícolas e alternâncias. Dissertação de Mestrado – Universidade Nova de Lisboa. 2003.

BICALHO, Ramofly. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, p. 210-224, out./dez. 2017.

BICALHO, Ramofly; ABBONIZIO, Aline. A pedagogia da alternância e a Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: o ensino médio e a formação de educadores do campo. Dialogia, São Paulo, n. 23, p. 69-79, jan./jun. 2016.

BICALHO, Ramofly; SILVA, Marizete Andrade. A. Políticas públicas em educação do campo: PRONERA, PROCAMPO e PRONACAMPO. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. República Federativa do. Lei de diretrizes e bases da educação nacional – Lei nº 9394/96. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Decreto 7.352/10. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Diário Oficial. Brasília, 05 de novembro de 2010.

CASTELLI, Maria Dinorá Baccin. A formação docente no contexto do Ensino Superior. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2595/563. Acesso em 12 de maio de 2016.

CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ESPIRITO SANTO, Governo do Estado do. Plano de desenvolvimento Espírito Santo. Vitória (ES): Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, 2006.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Entrevista de 10/08/2006 às 10:19. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=121&infoid=247&sid=3&tpl=printerview. Acesso em 06 de Out. 2016.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. O essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos. 2001. Disponível em: http://www.fadepe.com.br/restrito/conteudo/pos_gestaoambiental_libaneo_o_essencial_da_didatica_e_o_trabalho_do_professor.pdf . Acessado em 06 abril de 2016.

NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2014. (Educação do campo. Diálogos interculturais).

PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva do Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Editores Autores Associados, 1996.

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 2000.

Publié-e

2022-10-17

Comment citer

Lopes, J. R. ., & Santos, R. B. (2022). Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202211v2. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13941

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades