Programa Residência Pedagógica: a ponte que interliga teoria e prática

Auteurs-es

  • Islla Bonfim UNEB

Mots-clés :

Identidade docente; Programa Residência Pedagógica; Educação Infantil.

Résumé

O presente trabalho é resultado das minhas vivências enquanto residente no Programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia, na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho em Senhor do Bonfim - Bahia. Desse modo, este tem como objetivo principal: discorrer sobre o processo de construção da minha identidade docente enquanto residente do Programa Residência Pedagógica em uma Escola de Educação Infantil. O projeto foi intitulado “A metodologia de Projetos Pedagógicos como via de iniciação à docência na Educação Infantil e Anos Iniciais”. As atividades foram desenvolvidas entre novembro de 2022 e abril de 2024, tendo a carga horária de 08h semanais, totalizando 450h. No que diz respeito à metodologia para a efetivação do projeto a mesma foi organizada da seguinte maneira: escrita dos pré-projetos, observação, produção de recursos didáticos e aplicações. O trabalho fundamenta-se teoricamente em: Ghedin (2002), Tardif (2002), Pimenta e Lima (2004), Brasil (1998), Brasil (2009), Brasil (2018), CAPES (2020) entre outros/as. O Programa Residência Pedagógica me possibilitou perceber na prática o que é “ser professor”. O contato entre o/a residente e o ambiente educacional promovido pelo programa, torna-se relevante uma vez que aproxima o/a licenciando/a da realidade do campo de atuação que pretende atuar, levando-o/a refletir sobre aspectos que envolvem a sua futura profissão.

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Publié-e

2024-12-18

Comment citer

Bonfim, I. (2024). Programa Residência Pedagógica: a ponte que interliga teoria e prática. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202404v2. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/21884

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica