A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA

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Mots-clés :

Pedagogia Alternância; Etnomatemática; Escola do campo.

Résumé

Este artigo objetiva analisar as contribuições que a Pedagogia da Alternância (PA) pode trazer para ação pedagógica matemática da Escola Família Agrícola Padre André (EFAPA), na perspectiva da Etnomatemática no ensino remoto. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa remota de caráter qualitativo, através da qual foi realizado um estudo de caso na EFAPA situada município de Correntina/ Bahia, através da análise dos documentos digitalizados, de entrevistas online semiestruturadas e estruturadas, observações das aulas de matemática e registros no diário de bordo. Na análise dos dados, optou-se pela análise interpretativa dos conceitos que fundamentam a Etnomatemática e da PA. Verificou-se que as ações didático-pedagógicas desenvolvidas na EFAPA, à luz da Etnomatemática e da PA, propiciaram um ensino construtivo, uma interdisciplinaridade inserida em contextos socioculturais, que fazem da aprendizagem matemática significativa e viva.

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Biographie de l'auteur-e

Queli Silva Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Professora no Colégio Aplicação na Bahia.

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Publié-e

2022-10-17

Comment citer

Cruz, Q. S., & Sansão, W. V. de S. (2022). A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202204v2. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13807

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades