A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA
Palavras-chave:
Pedagogia Alternância; Etnomatemática; Escola do campo.Resumo
Este artigo objetiva analisar as contribuições que a Pedagogia da Alternância (PA) pode trazer para ação pedagógica matemática da Escola Família Agrícola Padre André (EFAPA), na perspectiva da Etnomatemática no ensino remoto. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa remota de caráter qualitativo, através da qual foi realizado um estudo de caso na EFAPA situada município de Correntina/ Bahia, através da análise dos documentos digitalizados, de entrevistas online semiestruturadas e estruturadas, observações das aulas de matemática e registros no diário de bordo. Na análise dos dados, optou-se pela análise interpretativa dos conceitos que fundamentam a Etnomatemática e da PA. Verificou-se que as ações didático-pedagógicas desenvolvidas na EFAPA, à luz da Etnomatemática e da PA, propiciaram um ensino construtivo, uma interdisciplinaridade inserida em contextos socioculturais, que fazem da aprendizagem matemática significativa e viva.
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