Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698

Palavras-chave:

Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores.

Resumo

O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como  disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças.

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Biografia do Autor

Everaldo Gomes Leandro, UFSCar

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Lívia de Oliveira Vasconcelos, UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

LEANDRO, E. G.; VASCONCELOS, L. de O. Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 680–698, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252. Acesso em: 21 nov. 2024.