Experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935)

Autores

  • Silmara Fatima Cardoso Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Professora no CEU EMEF Butantã/ Universidade Aberta/UAB (Pólo Butantã)

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p359-377

Palavras-chave:

Viagem pedagógica, narrativas educacionais, experiências de formação, professores brasileiros

Resumo

Este estudo tem por pretensão analisar a história e os fatores que levaram Anísio Teixeira, enquanto Diretor Geral da Instrução Pública, no antigo Distrito Federal, e a Associação Brasileira de Educação – ABE a investir em viagens de professores brasileiros aos Estados Unidos. O objetivo de Anísio Teixeira e da ABE concorriam para que esses professores imbuídos de uma formação pedagógica eficiente, adquirida no país considerado à época como referência, pudessem ser os principais atores na renovação e regeneração do ensino e da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Viagem pedagógica. Professores brasileiros. Experiências de formação. Narrativas educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Fatima Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Professora no CEU EMEF Butantã/ Universidade Aberta/UAB (Pólo Butantã)

Doutora em Educação - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu o projeto de pesquisa sob o título: “Circulação de modelos pedagógicos e práticas educativas estrangeiras: experiências de educadores brasileiros no além-mar”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência no ensino público como Orientadora Educacional, Professora da Educação Básica e Superior.


Referências

CARUSO, Andrea. Traço de união como vitrine: educação feminina, ideário católico e práticas escolanovistas no periódico do Colégio Jacobina. 2006. 200 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

CARVALHO, Marta Maria Chagas. “A caixa de utensílios”: o tratado e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura de professores. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HISLDORF, Maria Lucia. (Orgs.). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. p. 137-168.

CARVALHO, Marta Maria Chagas. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: SOUZA, Cyntia Pereira de.; CATANI, Denice. (Orgs.). Práticas educativas, culturas escolares e profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998a. p. 31-41.

CHAMON, Carla Simone. Maria Guilhermina Loureiro de Andrade: a trajetória profissional de uma educadora. 2005. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

CHAMON, Carla Simone; FARIA FILHO, Luciano. A educação como problema, a América como destino: a experiência de Maria Guilhermina. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José. (Orgs). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 39-64.

FERNANDES, Ana Lúcia Cunha. Estabelecer a unidade moral e intelectual do professorado: a construção da profissão docente em revistas pedagógicas do Brasil e de Portugal no final do século XIX. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 11, p. 105-114, jan./abr. 2010.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; SILVA, Alexandra Lima da. Tão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 435-458, abr. 2011.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves. Viagens de educadores e circulação de modelos pedagógicos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José. (Orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 7-14.

MORAES, Dislane Zerbinatti. Professores-escritores e suas práticas simbólicas de escrita ficcional: o estudo do jogo discursivo efetuado entre os campos educacional, intelectual e literário. In: LEITE, Juçara; ALVES, Claudia. (Orgs.). Intelectuais e história da educação no Brasil: poder, cultura e políticas. Vitória: EDUFES, 2011. p. 245-271.

MORAES, Dislane Zerbinatti. Ficções, memórias e culturas da escola: a escrita de “si”, dos “outros” e da história da profissão docente. In: PASSEGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. (Orgs.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 213- 229.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NÓVOA, António. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice Barbara; BASTOS, Maria Helena Câmara. (Orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 2002. p. 11-31.

PIMENTA, Jussara Santos. As duas margens do Atlântico: um projeto de integração entre dois povos na viagem de Cecília Meireles (1934). 2008. 347 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

POLLAK Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SCHUELER, Alessandra Frota M. de. A longa peregrinação de um professor da roça na Europa. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José Gonçalves. (Orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 39-64.

VIEIRA, Cesar Romero Amaral. Protestantismo e educação: a presença liberal norte-americana na reforma Caetano de Campos – 1890. 2006. 360 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2006.

YGAYARA-SOUZA, Suzana Cecília Almeida. Entre palcos e páginas: a produção escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil (1907-1958). 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

CARDOSO, S. F. Experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 359–377, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p359-377. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3481. Acesso em: 21 nov. 2024.