Experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935)

Auteurs-es

  • Silmara Fatima Cardoso Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Professora no CEU EMEF Butantã/ Universidade Aberta/UAB (Pólo Butantã)

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p359-377

Mots-clés :

Viagem pedagógica, narrativas educacionais, experiências de formação, professores brasileiros

Résumé

Este estudo tem por pretensão analisar a história e os fatores que levaram Anísio Teixeira, enquanto Diretor Geral da Instrução Pública, no antigo Distrito Federal, e a Associação Brasileira de Educação – ABE a investir em viagens de professores brasileiros aos Estados Unidos. O objetivo de Anísio Teixeira e da ABE concorriam para que esses professores imbuídos de uma formação pedagógica eficiente, adquirida no país considerado à época como referência, pudessem ser os principais atores na renovação e regeneração do ensino e da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Viagem pedagógica. Professores brasileiros. Experiências de formação. Narrativas educacionais.

 

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Biographie de l'auteur-e

Silmara Fatima Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo Professora no CEU EMEF Butantã/ Universidade Aberta/UAB (Pólo Butantã)

Doutora em Educação - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu o projeto de pesquisa sob o título: “Circulação de modelos pedagógicos e práticas educativas estrangeiras: experiências de educadores brasileiros no além-mar”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência no ensino público como Orientadora Educacional, Professora da Educação Básica e Superior.


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Publié-e

2017-08-31

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CARDOSO, S. F. Experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935). REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 359–377, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p359-377. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3481. Acesso em: 30 juin. 2024.