Histórias de vida e calendário escolar afrocentrado: Kukuana na educação de bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1190

Palavras-chave:

Educação infantil, Calendário escolar, narrativa (auto)biográfica

Resumo

Ao apresentarmos a Kukuana, celebração do Candomblé de linhagem Congo-Angola[1], realizada no chão da escola de educação infantil, o artigo aqui apresentado propõe que pensemos sobre as festividades cívicas e religiosas no calendário escolar estarem ligadas à tradição católico-cristã. Como aporte teórico-metodológico utilizamos das escrevivências (Evaristo, 1996) e do campo de estudos e pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Alves,2008) entrelaçados com a narrativa do vivido, ressaltando o modo como o narrado nos marcou enquanto narradoras (Lima; Geraldi; Geraldi, 2015) de nossas experiênciaspráticas (Reis, 2014).

 

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Biografia do Autor

Ana Sarah Cardoso Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Pedagoga pela Universidade do Norte Paraná (UNOPAR). Professora na Jangada Escola. Participa do grupo de pesquisa Conversas entre professores: alteridades e singularidades ConPAS, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, formação de professores, pesquisa (auto)biográfica e pesquisa narrativa, com ênfase nos estudos afro-referenciados.

Graça Regina Franco da Silva Reis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em educação, pelo ProPED/UERJ. Professora do Colégio de Aplicação (CAp) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do ConPAS - Conversas entre professores: alteridades e singularidades.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cotidiano escolar, formação de professores, pesquisa (auto)biográfica e pesquisa narrativa.

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

TEIXEIRA, A. S. C.; REIS, G. R. F. da S. Histórias de vida e calendário escolar afrocentrado: Kukuana na educação de bebês . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1190, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1190. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20186. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Narrativas, Oralidades e Contação de Histórias