Viver a vida e contá-la: (auto)biografia, trabalho infantil e itinerários pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1106

Palavras-chave:

Trabalho infantil, Frentes de emergências, Formação escolar

Resumo

Este texto envolve histórias de vida, itinerários formativos e (auto)biografias, elaborado a partir de memórias de infância e de adolescência. É uma narrativa que costura trabalho infantil, frentes de emergência para o combate a secas do semiárido nordestino, formação e cultura escolar e identidades. Confeccionado a partir dos fios de memórias, de fotobiografias e escritos escolares, o artigo dialoga com os estudos pós-estruturalistas, com os conceitos de identidade e geração, conectando espaços escolares e de trabalho infantil a tempos de escolarização e formação intelectual. Dessa forma, é uma pesquisa que mostra a importância da leitura, das habilidades de escrita e da educação não-escolar na formação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Iranilson Buriti Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutor em História pela Fundação Casa de Oswaldo Cruz e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Bolsista pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa em História das Práticas e Saberes Médicos.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

OLIVEIRA, I. B. Viver a vida e contá-la: (auto)biografia, trabalho infantil e itinerários pedagógicos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1106, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1106. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15145. Acesso em: 23 nov. 2024.