Viver a vida e contá-la: (auto)biografia, trabalho infantil e itinerários pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1106Parole chiave:
Trabalho infantil, Frentes de emergências, Formação escolarAbstract
Este texto envolve histórias de vida, itinerários formativos e (auto)biografias, elaborado a partir de memórias de infância e de adolescência. É uma narrativa que costura trabalho infantil, frentes de emergência para o combate a secas do semiárido nordestino, formação e cultura escolar e identidades. Confeccionado a partir dos fios de memórias, de fotobiografias e escritos escolares, o artigo dialoga com os estudos pós-estruturalistas, com os conceitos de identidade e geração, conectando espaços escolares e de trabalho infantil a tempos de escolarização e formação intelectual. Dessa forma, é uma pesquisa que mostra a importância da leitura, das habilidades de escrita e da educação não-escolar na formação dos sujeitos.
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