Pesquisa com narrativas de crianças e jovens
Abstract
A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB), no âmbito de sua linha editorial, comprometida com o avanço do conhecimento e o debate promovido por grupos e redes de pesquisa nacionais e internacionais, lança, neste número, o dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, reunindo artigos que privilegiam pesquisas que têm como centralidade a voz de crianças, de jovens e de quem os acompanha: professores, familiares, cuidadores em situações que vão necessariamente além do ambiente escolar. Considerando a abertura da temática, os artigos aqui apresentados decorrem de pesquisas de reconhecida qualidade, realizadas por investigadores de universidades brasileiras, de norte ao sul do país, do litoral e do sertão, de universidades da França, Canadá, Portugal e da Fundação europeia Aprender para o bem-estar. Em seus estudos, os diversos autores abordam questões da ética em pesquisa, do bem-estar, de saúde, do cuidado, de vulnerabilidade e de justiça social, interrogam a medicalização, a inclusão/exclusão e, nos seus textos, discorrem sobre múltiplas aprendizagens tanto no campo da pesquisa, quanto naquele da formação humana, profissional e especializada, adensando o conhecimento científico acerca dos modos como o ser humano – criança, jovens e adultos – reflete sobre a experiência vivida e como interpreta o mundo na experiência narrada.