Narrativas em contextos: tempo, pandemia e ser mulher na docência

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1105

Parole chiave:

Docência, Narrativas, Tempo, Historias de vida

Abstract

O texto dialoga sobre uma pesquisa qualitativa que trata sobre a constituição da humanidade da docência feminina no ensino superior, no contexto pandêmico e de crise política no Brasil no ano de 2020. Os dados formam um conjunto de três narrativas escritas por professoras que atuam em uma universidade pública, localizada na região da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. O conteúdo das escritas foi tratado via software MAXQDA e partir das codificações, relações e análises, e os resultados obtidos indicaram que as histórias escritas apresentam: a recorrência da constituição da mulher professora diante da imposição de um contexto pandêmico que se relaciona com um tempo hibrido e estranhado. As categorias analíticas, quando correlacionadas, elucidam uma humanidade (repertoriada e em estado de construção) da docência em um espaço-tempo em suspensão.

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Biografie autore

Luiza Alves de oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professora Assistente; GRUPES – Grupo de Estudos Espaço de saberes.

Adriana Alves Fernandes Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Integrante do GRUPES – Grupo de Estudos Espaço de saberes.

Juaciara Barrozo Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professora Adjunta; GRUPES – Grupo de Estudos Espaço de saberes.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2023-03-28

Come citare

OLIVEIRA, L. A. de; COSTA, A. A. F.; GOMES, J. B. Narrativas em contextos: tempo, pandemia e ser mulher na docência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1105, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1105. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9228. Acesso em: 21 dic. 2024.