O curso de pedagogia e as narrativas de seus egressos: entremeios do ser aluno e do ser professor
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p426-444Palavras-chave:
Curso de Pedagogia. Narrativas autobiográficas. Egressos. Formação de professores. UFRRJ.Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica, procurando identificar qual a relevância social e acadêmica dessa graduação na formação e na inserção profissional dos seus egressos. A investigação foi predominantemente qualitativa, tendo a narrativa escrita como principal dispositivo de formação dos participantes. Neste artigo, foram destacadas a relação estabelecida entre os egressos e a instituição formadora, além das interações professor-aluno, como potencialidades formativas que incidem no perfil do pedagogo que está sendo formado. No que se refere aos referenciais metodológicos, apoiamo-nos nos trabalhos de Josso (2004), Clandinin e Connely (2000), Passeggi (2002), Souza (2006), Larrosa (2002), Dewey (2010), entre outros. As análises das narrativas foram realizadas a partir do conceito do Paradigma Indiciário de Gizburg (1989). Conclui-se que a relevância social e acadêmica do curso em questão está assegurada através da inserção profissional dos egressos nos espaços públicos, onde sujeitos oriundos da classe trabalhadora exercem a docência com compromisso, responsabilidade, autonomia e criticidade. Valores estes adquiridos, na formação inicial, a partir das experiências formativas vividas no âmbito da universidade.
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