O curso de pedagogia e as narrativas de seus egressos: entremeios do ser aluno e do ser professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p426-444

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Narrativas autobiográficas. Egressos. Formação de professores. UFRRJ.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica, procurando identificar qual a relevância social e acadêmica dessa graduação na formação e na inserção profissional dos seus egressos. A investigação foi predominantemente qualitativa, tendo a narrativa escrita como principal dispositivo de formação dos participantes. Neste artigo, foram destacadas a relação estabelecida entre os egressos e a instituição formadora, além das interações professor-aluno, como potencialidades formativas que incidem no perfil do pedagogo que está sendo formado. No que se refere aos referenciais metodológicos, apoiamo-nos nos trabalhos de Josso (2004), Clandinin e Connely (2000), Passeggi (2002), Souza (2006), Larrosa (2002), Dewey (2010), entre outros. As análises das narrativas foram realizadas a partir do conceito do Paradigma Indiciário de Gizburg (1989). Conclui-se que a relevância social e acadêmica do curso em questão está assegurada através da inserção profissional dos egressos nos espaços públicos, onde sujeitos oriundos da classe trabalhadora exercem a docência com compromisso, responsabilidade, autonomia e criticidade. Valores estes adquiridos, na formação inicial, a partir das experiências formativas vividas no âmbito da universidade.

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Biografia do Autor

Juaciara Barrozo Gomes, PUC-Rio

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora assistente do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Grupo de pesquisa Grupes – Pesquisa sobre Narrativas e Formação Docente. Participante do Grupo de Pesquisa Profex – Pesquisa sobre a Profissão, Formação e Exercício Docente, da PUC-Rio. 

Silvana Soares de Araujo Mesquita, PUC-RJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora adjunta do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordena o Grupo de Pesquisa Profex – Pesquisas sobre a Profissão, Formação e Exercício Docente, da PUC-Rio.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

GOMES, J. B.; MESQUITA, S. S. de A. . . O curso de pedagogia e as narrativas de seus egressos: entremeios do ser aluno e do ser professor. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 426–444, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p426-444. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13955. Acesso em: 16 nov. 2024.