As camadas da cidade em fotografias táteis: escavando memórias em uma experiência expositiva
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1175Parole chiave:
Acessibilidade, Cidade, Narrativas, FotografiaAbstract
Este trabalho apresenta reflexões sobre o processo de acessibilização de quatro imagens (três fotografias e uma pintura) para uma exposição sobre as mulheres como guardiãs das memórias na cidade. Nessa proposta, discutimos sobre como podemos não só repensar a cidade através de acervos fotográficos comuns, bem como refletir sobre como as narrativas de pessoas com deficiência visual (PcDv), durante a leitura de imagens acessibilizadas, constituem uma ferramenta de inclusão possível dentro dos dispositivos de memória. Consideramos que tornar uma cidade mais socialmente inclusiva também pressupõe democratizar esses “espaços da recordação” no sentido de Assmann (2011) e observar os seus muitos narradores, conhecimentos e sintomas (Didi-Huberman, 2012). Mesmo as caminhadas por ela são experiências visíveis de enunciação, segundo Ingold (2015) e Certeau (2019). O trabalho de extensão foi realizado em parceria entre três projetos: nas Ciências Sociais, Arquitetura e Linguística Aplicada. Contou com reuniões para a leitura das peças táteis com uma pessoa com deficiência visual como consultora, uma colaboradora do Museu e foi realizada uma entrevista com uma pessoa com deficiência visual que visitou a exposição. Para cada camada tateada uma nova cidade emerge, trazendo com ela toda a capacidade de imaginação no universo das narrativas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Carlos Drummond. No meio do caminho. Revista de Antropofagia, São Paulo, n. 3, p. 1- 8, julho de 1928. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/view/?45000033273&bbm/7064#page/16/mode/2up . Acesso em: 26 out. 2023.
ARAUJO, Manoel Deisson Xenofonte ; SANTOS, Deborah Macêdo dos. Fotografia Tátil: desenvolvimento de modelos táteis a partir de fotografias com a utilização de impressora 3D. Revista Brasileira de Design da Informação –Infodesign, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 62-76, agosto de 2015. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/311 . Acesso em: 26 out. 2023.
ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação. São Paulo: Unicamp, 2011.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARROS, Manoel. Ensaios Fotográficos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2021.
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. 5a.ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
BRULON, Bruno; PEIXINHO, Lia Fernandes. Museologia experimental de imagens insubordinadas: a coleção fotográfica de Luiz Claudio da Silva no Museu das Remoções. Anais do Museu Paulista: História E Cultura Material, v. 30, p. 1-32. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/KbrNXY6PPYGmcyq8j4nFs9x/abstract/?lang=pt#ModalHowcite . Acesso em: 26 out. 2023.
CURY, Marília Xavier. Museus e indígenas – Saberes e ética, novos paradigmas em debate: Introdução. In: Museus e indígenas: saberes e ética, novos paradigmas em debate. Marília Xavier Cury (Org). São Paulo: Secretaria da Cultura ACAM Portinari, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/86 . Acesso em: 26 out. 2023.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Minas Gerais, UFMG, v.2, n.4, p. 206–219, novembro de 2012. Disponível: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454 . Acesso em: 22 out. 2023.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de campo, São Paulo, v. 13, n.13, p. 155-161, março de 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50263. Acesso em: 26 out. 2023.
INGOLD, Tim. Estar Vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
INGOLD, Tim. Antropologia para que serve? Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2019.
KALENA, Laís Salles Aragão. Georges Didi-Huberman e o sintoma das imagens. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 134-141, setembro de 2019. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/86 . Acesso em: 26 out. 2023.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
MARINS, Paulo César Garcez; SCHPUN, Mônica Raisa. Museus no Brasil: impasses do passado, desafios para o futuro. Introdução do dossiê “1822-2022: museus e memória da nação”. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, Nova Série, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/201311. Acesso em: 26 out. 2023.
MILLS, Charles Wright. A Imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.
NORA, Pierre. Entre memória e história a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, [S. l.], v. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 26 out. 2023.
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro WVA, 1997.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SOUZA, Joana Belarmino de. Cegueira, Acessibilidade e Inclusão: Apontamentos de uma Trajetória. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 38, n. 3, p. 564–571, jul. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/dR3gyL48vfth6NynF9bK8BK/ . Acesso em: 26 out. 2023.
TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: A Perspectiva da Experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.