Ilusões bem fundamentadas: trabalho docente, memória e autobiografia

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1113

Parole chiave:

Trabalho docente, Memória, Professores marcantes, Autobiografia, Trajetória escolar

Abstract

O presente artigo tem como objetivo, a partir da posição que ocupo (ei) num determinado campo social e valendo-me de uma fórmula célebre de Blaise Pascal (1623-1662) transformada por Bourdieu (“o mundo me contem e me engole como um ponto, mas eu o contenho”), apresentar um ponto de vista a respeito de minha trajetória escolar, com destaque para algumas/uns professora(e)s marcantes, decisivos em meu processo formativo. A narrativa autobiográfica tem início com meu ingresso no curso primário, em 1960, recupera as angústias experimentadas para enfrentar o então existente “exame de admissão”, relembra a permanência no antigo curso ginasial, no curso científico, bem como o cursar da universidade, além de prosseguir em minha carreira de pesquisador. Em cada um dos segmentos procura-se detalhar as ações daquela(e)s professora(e)s que contribuíram, no exercício de seu métier - em alguns casos realmente exemplares -, para que eu fundamentasse de forma convincente para mim parte de minhas ilusões simbólicas. Utilizo uma variada bibliografia que, interagindo com a memória, com o vivido, permite realçar o trabalho docente enquanto variável transformadora de destinos específicos.

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Biografia autore

Afrânio Mendes Catani, FEUSP / UFF

Professor titular aposentado na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo
(USP) e, atualmente, professor sênior na mesma instituição. Professor visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus de Duque de Caxias. Mestre e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e livre docente em Educação (FE/USP). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Pubblicato

2023-05-28

Come citare

MENDES CATANI, A. Ilusões bem fundamentadas: trabalho docente, memória e autobiografia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1113, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1113. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16372. Acesso em: 21 nov. 2024.