Tia, você é homem? Trans da/na educação: des(a)fiando e ocupando os “cis-temas” de pós-graduação

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DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1211

Parole chiave:

Esta disertación analiza el impacto del acceso y permanencia de personas trans ytravestis en los programas de posgrado strictu sensu, en las instituciones públicas de educaciónsuperior a través de las denominadas cuotas trans/travestis. Para la composición del estudiodescriptivo crítico deconstruccionista se insertó un marco teórico que vincula narrativas de vida,construcción de memoria y una entrevista a dos grupos que respondieron a la cuestión: “¿Como alguien cuyo grupo de identidad está marcado en un 99,98% por la exclusión educativa logróllegar tan lejos en Educación?”. La inserción de (mis) experiencias, para entender las distancias y aproximaciones entre el campo educativo y un cuerpo travesti, fueron fundamentales paracartografiar la vida social del cuerpo trans/travesti en los flujos de este acceso a posgrado. Losefectos de nuestras presencias en los espacios públicos, incluida la escuela, generan un bolsónque produce y coquetea con diversas pedagogías estéticas y estéticas de la existencia. Los cuerpos trans/travesties, inmersos en procesos de subjetivación, producen enfrentamientos en/con la diferencia letalizada. Losderechos educativos básicos aún discutibles o negados negocian nuevos horizontes é(ste)tico-epistemológicos en la docencia y la investigación, apuntando a la inserción para la construcciónde una educación democrática, laica, pública, feminista y (travesti) epistemológicamenteasertiva.

Abstract

Dissertação que discute o impacto do acesso e da permanência de pessoas trans e travestis nos programas de pós-graduação strictu sensu, nas instituições de públicas de ensino superior (IES), através das chamadas cotas trans/travestis. Para composição do estudo descritivo crítico desconstrucionista, houve a inserção de uma quadro teórico que atrela narrativas de vida, construção de memória e entrevista a dois grupos que responderam à pergunta: “Como alguém, cujo grupo identitário é marcado em 99,98% pela exclusão educacional conseguiu ir tão longe na Educação?”. A inserção de experiências, para compreender as distâncias e aproximações entre o campo educacional e um corpo travesti, foram fundantes para cartografar a vida social do corpo trans/travesti nos fluxos desse acesso à pós-graduação.  Os efeitos de nossas presenças em espaços públicos, entre eles a escola, geram um bolsão que produz e flerta com várias pedagogias e estéticas da existência. Uma vez no campo da pós-graduação, aponto vestígios nos quais os corpos trans/travestis, imersos em processos de subjetivação, produzem enfrentamentos na/com a diferença letalizada. Os direitos básicos educacionais ainda discutíveis ou negados negociam novos horizontes é(sté)tico-epistemológicos no ensino e na pesquisa, visando inserção para a construção de uma educação democrática, laica, pública, feminista e (travesti)epistemologicamente assertiva.

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Biografia autore

Sara Wagner Pimenta Gonçalves Jr, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mulher transexual e travesti, graduada em Letras - Inglês (Licenciatura / UNESA) e Pedagogia (Licenciatura / UERJ ). Especialista em Gestão Pública na Cultura e atuação do Agente Cultural e Escola de Tempo Integral. Pós graduanda em MBA Executivo em Coaching e Orientação Vocacional e de Carreiras (FAVENI). Enquanto ativista LGBTQI+, trabalhou junto a ONG Britânica Sahir House no Reino Unido, em ações de inclusão de refugiados advindos do Oriente Médio e África. Pesquisadora de Gênero, Inclusão, Diversidade com ênfase nas compreensões das Teorias Queer. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde (Geni).

Riferimenti bibliografici

YORK, Sara Wagner.TIA, VOCÊ É HOMEM? Trans da/na educação: des(a)fiando e ocupando os"cistemas" de Pós-Graduação / Sara Wagner York.. 185 f. – Disertação de Mestrado orientada por Fernando Altair Pocahy pelo Programa de Pós Graduação em Educação – ProPEd/ da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Rio de Janeiro – RJ. 2020.

Pubblicato

2024-12-28

Come citare

GONÇALVES JR, S. W. P. Tia, você é homem? Trans da/na educação: des(a)fiando e ocupando os “cis-temas” de pós-graduação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1211, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1211. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16058. Acesso em: 15 gen. 2025.

Fascicolo

Sezione

Resumos de Teses e Dissertações