Cecília e Alfonso: educação e intercâmbio cultural em diálogos epistolares Brasil-México (1930-1936)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p799-814

Palavras-chave:

Cecília Meireles. Alfonso Reyes. Diálogo epistolar. Intercâmbio México-Brasil.

Resumo

Investigar os diálogos tecidos entre Cecília Meireles e Alfonso Reyes entre os anos de 1931 a 1940 é o propósito desse estudo. Reyes, poeta, ensaísta, tradutor mexicano e embaixador no Brasil entre 1930 a 1936, estabeleceu com Cecília uma profunda interlocução a partir de interesses comuns: literatura e educação. As 16 cartas que resultaram desse intercâmbio, a maioria dos primeiros tempos da amizade, podem ser encontradas no acervo da Capilla Alfonsina, no México. Reyes foi o construtor de uma sólida ponte cultural e literária entre o México e o Brasil e em meio às tarefas de caráter político e burocrático que teve que desempenhar, difundiu a cultura do seu país e contribuiu para estimular a discussão de políticas de paz e aproximação entre o Brasil e os países hispano-americanos. Teve obras e conferências veiculadas e comentadas na “Página de Educação” e colaborou na organização da biblioteca infantil. Ainda que se reconheça a afetividade e a admiração presentes na escrita epistolar, percebe-se um certo distanciamento respeitoso e as cartas de Cecília a Alfonso registram um menor grau de intimidade e confidencialidade.

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Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fund. Rondônia de Amparo ao Desenv. das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019 e Biênio 2019-2021) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2017). Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) com medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

PIMENTA, J. S. Cecília e Alfonso: educação e intercâmbio cultural em diálogos epistolares Brasil-México (1930-1936) . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 22, p. 799–814, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n22.p799-814. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15195. Acesso em: 29 mar. 2024.