Memórias escolares de universitários e interações formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558

Palavras-chave:

Escola, Memória, Discente, Narrativas autobiográficas

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre as memórias do período escolar de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, considerando as narrativas autobiográficas desses alunos e a influência de suas respectivas vivências na construção de suas identidades. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa por meio das narrativas autobiográficas com análise de conteúdo e uso do software Iramuteq. Foram categorizadas cinco dimensões de memória: futura, física/espacial, social, pedagógica e afetiva. Evidenciou-se que as memórias do período escolar são importantes na construção da identidade desses alunos, pois elas marcaram suas vidas em sociedade, influenciando seu modo de ser e agir em âmbito pessoal e profissional.

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Biografia do Autor

Jaina Davina de Sales Barros, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.

Ada Raquel Teixeira Mourão, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Barcelona (2014), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003) e Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1989) . Professora Adjunta III da Universidade Federal do Piauí - UFPI na área de Metodologia Científica e Educação Ambiental. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias e Práticas Pedagógicas (NUTEPP - UFPI) e do Grupo de estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES - UFPB).

Luiz Gonzaga Lapa Junior, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Integra o Laboratório de Relações Humano-Ambientais (LERHA) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza e pós-doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Maria da Conceição Rodrigues Martins, Universidade Federal do Piauí

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (2000), com formação em História, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Especialista em Formação de Formadores -UECE (2005); Doutora em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia - UFU- Atualmente, é Professora Adjunta em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Geografia (GEPEGH-UFU) e o Núcleo de Pesquisas em Teorias e Práticas Pedagógicas - NUTEPP - UFPI.

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Publicado

2022-11-05

Como Citar

BARROS, J. D. de S.; MOURÃO, A. R. T. .; LAPA JUNIOR, L. G.; MARTINS, M. da C. R. Memórias escolares de universitários e interações formativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 542–558, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164. Acesso em: 19 abr. 2024.