Memórias escolares de universitários e interações formativas
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558Mots-clés :
Escola, Memória, Discente, Narrativas autobiográficasRésumé
O presente trabalho apresenta reflexões sobre as memórias do período escolar de alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, considerando as narrativas autobiográficas desses alunos e a influência de suas respectivas vivências na construção de suas identidades. Utilizou-se o método qualitativo de pesquisa por meio das narrativas autobiográficas com análise de conteúdo e uso do software Iramuteq. Foram categorizadas cinco dimensões de memória: futura, física/espacial, social, pedagógica e afetiva. Evidenciou-se que as memórias do período escolar são importantes na construção da identidade desses alunos, pois elas marcaram suas vidas em sociedade, influenciando seu modo de ser e agir em âmbito pessoal e profissional.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. Pedagogias da saudade: a formação histórica de consciências e sensibilidades saudosistas. A vida e o trabalho do poeta e professor português António Corrêa d’Oliveira. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, p. 149-174, 2013.
ANDREWS, M.; SQUIRE, C.; TAMBOUKOU, M. Doing narrative research. Los Angeles: Sage. 2013. Doi: https://dx.doi.org/10.4135/9781526402271
AQUINO, F. S. B.; ALBUQUERQUE, J.A. O que pensam as crianças sobre a escola? Uma análise de relatos e desenhos infantis. In: Guzzo, R.S.L. (Org), Psicologia escolar: Desafios e bastidores na educação pública, pp 55-83. Campinas: Alínea. 2014.
BAEPLER, P.; WALKER, J.; DRIESSEN, M. It’s not About seat time: Blending, Fipping, and Efficiency in Active Learning Classrooms. Computers & Educations, v. 78, p. 227-236, 2014. DOI: https://DOI:10.1016/j.compedu.2014.06.006
BAEPLER, P.; WALKER, J. Active Learning Classrooms and Educational Alliances: Changing Relationships to Improve Learning. New Directions for Teaching and Learning, v. 137, 2014. DOI:10.1002/tl.20083
CAMPBELL, M. Teaching in an Inspiring Learning Space: an investigation of the extent to which one school’s innovative learning environment has impacted on teachers’ pedagogy and practice. Research Papers in Education, v. 35, n. 2, p. 185-204. 2020. https://doi.org/10.1080/02671522.2019.1568526.
CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I.;CALVACANTE, S.;NÓBREGA, L. M. A. Ambiente. In:CAVALCANTE, S; ELALI, G. A (orgs). Temas básicos em psicologia ambiental.Petrópolis:vozes, 2017.p. 28- 43.
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2014.
CANTARINO, J. M. F.; PEREIRA, D. A. Memória: da filosofia à neurociência. Universitas. Ciências da Saúde, v. 2, n. 2, pp. 164-199, 2019. DOI: Https://doi.org/10.5102/ucs.v2i2.531
CARVALHO,M.G. A construção das identidades no espaço escolar. Revista Reflexão e Ação, v. 20, n. 1, p. 209-227, 2012. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2161
CARNEIRO, N.P. Memória e Patrimônio: Etimologia.Web artigos. [s.l.], 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com. br. Acesso em: 15 de out. 2019.
CORRÊA, S. Memória Olfativa: por que os cheiros nos trazem tantas lembranças? Metrópoles. Comportamento. [s.l.], 2018. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/memoria-olfativa-por-que-os-cheiros-nos-trazem-lembrancas. Acesso em: 05.05.2022.
COSTA, A. R.; SILVA, S. M.; FERNANDES, F. B. O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola: do espaço físico ao espaço educativo, Educação, Sociedade & Culturas, n. 44, p. 67-85, 2015.
DOMÉNECH, J.; VIÑAS, J. La organización del espacio y del tiempo en el centro educativo. 3. ed. Barcelona: Ed. Graó. 1999.
ELALI, G. A;PINHEIRO, J. Q. (2008). Autobiografia ambiental: Buscando afetos e cognições da experiencia com ambientes. In: PINHEIRO, J. Q.;GÜNTHER, H. (Orgs.), Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. p. 217- 251.
FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.
FRAGO, V.; ESCOLANO, A.Currículo, espaço e subjetividade:a arquitetura como programa. Rio de janeiro: DPeA, 1998.
FREIRE, P.Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, D.; GALVÃO, C. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciências & Cognição, v.12, p. 219-233, 2007.
HUSMAN, J.; LENS, W. The Role of the future in student motivation. Educational Psychologist, v. 34, p. 113-125, 1999. Doi: Http://dx.doi.org/10.1207/s15326985ep3402_4
HUSMAN, J.; SHELL, D. F. Beliefs and perceptions about the future: A measurement of future time perspective. Learning and Individual Differences, v. 18, p. 166–175, 2006. Doi: Http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2007.08.001
KLAMT, L. M.; SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e8210413786, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13786.
KUCIRKOVA, N.; LITTLETON, K. Developing personalised education for personal mobile technologies with the pluralisation agenda. Oxford Review of Education, p. 1-13, 2017. DOI: 10.1080/03054985.2017.1305046
LEE, J. Q. et al. The relationship between future goals and achievement goal orientations:An intrinsic–extrinsic motivation perspective. Contemporary Educational Psychology, v. 35, p. 264–279, 2010. Doi: Http://dx.doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG190087
LISTER, R. Why citizenship: Where, when and how children? Theoretical Inquiries in Law, v. 8, n. 2, p. 693-718, 2007. Disponível em: http://portal.mahkamahkonstitusi.go.id/eLaw/mg58ufsc89hrsg/why_citizenship.pdf
MACHADO, L. M.Paisagem valorizada: A serra do mar como espaço e lugar. In: RIO, V& OLIVEIRA, L. Percepção ambiental: A experiência brasileira. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999. p. 97-119.
MERRIËNBOER, J. J. G. V. et al. Aligning Pedagogy with Physical Learning Spaces. European Journal of Education, v. 52, n. 3, p. 1-42, 2017.
NETO, I. L.; SANTOS, H. B. Investigação das memórias escolares de estudantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 21, n. 3, Set./Dez., p. 561-571, 2017. Doi: Https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111110
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n.10, p. 200-212, 1992. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br. > Acesso em: 20 de out. 2019.
REGO, T. C. Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, jul.-set. 2014. Doi: Https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000800013
REIS, A. L. M. C. Educação afetiva: a escola que aproxima, inclui e mantém. Revista Científica FESA, [s.l.], v.1, n.11, p. 15-33, 2022. DOI: 10.29327/232022.1.11-2.
SÁ, C. P.Sobre o Campo de Estudo da Memória Social: Uma Perspectiva Psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica. Rio de Janeiro, v.20, n. 2, p.290-295, 2007.Doi: Https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200015
SANTANA, D. A. A escola como lugar de memórias e de identidades: Um estudo a partir de escritos de alunos do ensino médio do colégio E. N. S. de Lourdes - Londrina/PR. 2013-2014. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2016.
SILVA, F. C. R.; MAIA, S. F. Narrativas autobiográficas: Interfaces com a pesquisa sobre formação de professores. Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 6. Anais [...]. Teresina: Piauí. 2010. Disponível: Http://leg. ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_22.pdf.
SILVA, V. M. T. Memórias de escola. Polyphonía, v. 21, N. 2, jul./dez. 2010.
SOUZA, M. C. C. C. A Escola e a Memória. Bragança Paulista: EDUSF. 2000.
SOUZA, B. B.; SOUZA, M. B. A importância do espaço físico escolar no ensino e na aprendizagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 11. Anais [...]. Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul – RS, 2014.
SUEDFELD, P.; EICH, E. Autobiographical memory and affect under conditions of reduced environmental stimulation. Journal of Environmental Psychology, v. 15, p. 321–326, 1995.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2008.
TAVARES JÚNIOR, F. Pesquisa social em educação e o sucesso educacional no Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 110, p. 133-154, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102-133154/110.
TEIXEIRA, J. O. Cultura, identidade e memória: considerações teóricas sobre a cultura popular de Telêmaco Borba-PR. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 28. Florianópolis, SC. Anais [...], julho, 2015.
TEIXEIRA, M. L. A. A escola como lugar de memória. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 28. Florianópolis, SC. Anais [...], julho, 2015.
UNZUETA, E. R. Psicología ambiental: interfase entre conducta y naturaleza. Revista, Universidad Católica Boliviana, n. 8, diciembre, 2000.
VILELA, R. B.; RIBEIRO, A.; BATISTA, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, v. 2, n. 11, p. 29-36, 2020. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230
ZIZEMER, J. S. A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. 2006.
ANDREWS, M.; SQUIRE, C.; TAMBOUKOU, M. Doing narrative research. Los Angeles: Sage. 2013. Doi: https://dx.doi.org/10.4135/9781526402271
AQUINO, F. S. B.; ALBUQUERQUE, J.A. O que pensam as crianças sobre a escola? Uma análise de relatos e desenhos infantis. In: Guzzo, R.S.L. (Org), Psicologia escolar: Desafios e bastidores na educação pública, pp 55-83. Campinas: Alínea. 2014.
BAEPLER, P.; WALKER, J.; DRIESSEN, M. It’s not About seat time: Blending, Fipping, and Efficiency in Active Learning Classrooms. Computers & Educations, v. 78, p. 227-236, 2014. DOI: https://DOI:10.1016/j.compedu.2014.06.006
BAEPLER, P.; WALKER, J. Active Learning Classrooms and Educational Alliances: Changing Relationships to Improve Learning. New Directions for Teaching and Learning, v. 137, 2014. DOI:10.1002/tl.20083
CAMPBELL, M. Teaching in an Inspiring Learning Space: an investigation of the extent to which one school’s innovative learning environment has impacted on teachers’ pedagogy and practice. Research Papers in Education, v. 35, n. 2, p. 185-204. 2020. https://doi.org/10.1080/02671522.2019.1568526.
CAMPOS-DE-CARVALHO, M. I.;CALVACANTE, S.;NÓBREGA, L. M. A. Ambiente. In:CAVALCANTE, S; ELALI, G. A (orgs). Temas básicos em psicologia ambiental.Petrópolis:vozes, 2017.p. 28- 43.
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2014.
CANTARINO, J. M. F.; PEREIRA, D. A. Memória: da filosofia à neurociência. Universitas. Ciências da Saúde, v. 2, n. 2, pp. 164-199, 2019. DOI: Https://doi.org/10.5102/ucs.v2i2.531
CARVALHO,M.G. A construção das identidades no espaço escolar. Revista Reflexão e Ação, v. 20, n. 1, p. 209-227, 2012. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2161
CARNEIRO, N.P. Memória e Patrimônio: Etimologia.Web artigos. [s.l.], 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com. br. Acesso em: 15 de out. 2019.
CORRÊA, S. Memória Olfativa: por que os cheiros nos trazem tantas lembranças? Metrópoles. Comportamento. [s.l.], 2018. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/memoria-olfativa-por-que-os-cheiros-nos-trazem-lembrancas. Acesso em: 05.05.2022.
COSTA, A. R.; SILVA, S. M.; FERNANDES, F. B. O envolvimento de jovens no ambiente construído da escola: do espaço físico ao espaço educativo, Educação, Sociedade & Culturas, n. 44, p. 67-85, 2015.
DOMÉNECH, J.; VIÑAS, J. La organización del espacio y del tiempo en el centro educativo. 3. ed. Barcelona: Ed. Graó. 1999.
ELALI, G. A;PINHEIRO, J. Q. (2008). Autobiografia ambiental: Buscando afetos e cognições da experiencia com ambientes. In: PINHEIRO, J. Q.;GÜNTHER, H. (Orgs.), Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. p. 217- 251.
FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.
FRAGO, V.; ESCOLANO, A.Currículo, espaço e subjetividade:a arquitetura como programa. Rio de janeiro: DPeA, 1998.
FREIRE, P.Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, D.; GALVÃO, C. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciências & Cognição, v.12, p. 219-233, 2007.
HUSMAN, J.; LENS, W. The Role of the future in student motivation. Educational Psychologist, v. 34, p. 113-125, 1999. Doi: Http://dx.doi.org/10.1207/s15326985ep3402_4
HUSMAN, J.; SHELL, D. F. Beliefs and perceptions about the future: A measurement of future time perspective. Learning and Individual Differences, v. 18, p. 166–175, 2006. Doi: Http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2007.08.001
KLAMT, L. M.; SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e8210413786, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13786.
KUCIRKOVA, N.; LITTLETON, K. Developing personalised education for personal mobile technologies with the pluralisation agenda. Oxford Review of Education, p. 1-13, 2017. DOI: 10.1080/03054985.2017.1305046
LEE, J. Q. et al. The relationship between future goals and achievement goal orientations:An intrinsic–extrinsic motivation perspective. Contemporary Educational Psychology, v. 35, p. 264–279, 2010. Doi: Http://dx.doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG190087
LISTER, R. Why citizenship: Where, when and how children? Theoretical Inquiries in Law, v. 8, n. 2, p. 693-718, 2007. Disponível em: http://portal.mahkamahkonstitusi.go.id/eLaw/mg58ufsc89hrsg/why_citizenship.pdf
MACHADO, L. M.Paisagem valorizada: A serra do mar como espaço e lugar. In: RIO, V& OLIVEIRA, L. Percepção ambiental: A experiência brasileira. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999. p. 97-119.
MERRIËNBOER, J. J. G. V. et al. Aligning Pedagogy with Physical Learning Spaces. European Journal of Education, v. 52, n. 3, p. 1-42, 2017.
NETO, I. L.; SANTOS, H. B. Investigação das memórias escolares de estudantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 21, n. 3, Set./Dez., p. 561-571, 2017. Doi: Https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111110
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n.10, p. 200-212, 1992. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br. > Acesso em: 20 de out. 2019.
REGO, T. C. Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, jul.-set. 2014. Doi: Https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000800013
REIS, A. L. M. C. Educação afetiva: a escola que aproxima, inclui e mantém. Revista Científica FESA, [s.l.], v.1, n.11, p. 15-33, 2022. DOI: 10.29327/232022.1.11-2.
SÁ, C. P.Sobre o Campo de Estudo da Memória Social: Uma Perspectiva Psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica. Rio de Janeiro, v.20, n. 2, p.290-295, 2007.Doi: Https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200015
SANTANA, D. A. A escola como lugar de memórias e de identidades: Um estudo a partir de escritos de alunos do ensino médio do colégio E. N. S. de Lourdes - Londrina/PR. 2013-2014. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2016.
SILVA, F. C. R.; MAIA, S. F. Narrativas autobiográficas: Interfaces com a pesquisa sobre formação de professores. Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 6. Anais [...]. Teresina: Piauí. 2010. Disponível: Http://leg. ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_22.pdf.
SILVA, V. M. T. Memórias de escola. Polyphonía, v. 21, N. 2, jul./dez. 2010.
SOUZA, M. C. C. C. A Escola e a Memória. Bragança Paulista: EDUSF. 2000.
SOUZA, B. B.; SOUZA, M. B. A importância do espaço físico escolar no ensino e na aprendizagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 11. Anais [...]. Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul – RS, 2014.
SUEDFELD, P.; EICH, E. Autobiographical memory and affect under conditions of reduced environmental stimulation. Journal of Environmental Psychology, v. 15, p. 321–326, 1995.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2008.
TAVARES JÚNIOR, F. Pesquisa social em educação e o sucesso educacional no Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 110, p. 133-154, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102-133154/110.
TEIXEIRA, J. O. Cultura, identidade e memória: considerações teóricas sobre a cultura popular de Telêmaco Borba-PR. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 28. Florianópolis, SC. Anais [...], julho, 2015.
TEIXEIRA, M. L. A. A escola como lugar de memória. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 28. Florianópolis, SC. Anais [...], julho, 2015.
UNZUETA, E. R. Psicología ambiental: interfase entre conducta y naturaleza. Revista, Universidad Católica Boliviana, n. 8, diciembre, 2000.
VILELA, R. B.; RIBEIRO, A.; BATISTA, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, v. 2, n. 11, p. 29-36, 2020. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0211.03.00230
ZIZEMER, J. S. A construção da cidadania na escola pública: avanços e dificuldades. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. 2006.
Téléchargements
Publié-e
2022-11-05
Comment citer
BARROS, J. D. de S.; MOURÃO, A. R. T. .; LAPA JUNIOR, L. G.; MARTINS, M. da C. R. Memórias escolares de universitários e interações formativas. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 542–558, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p542-558. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14164. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos