A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
DOI :
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p729-750Mots-clés :
(Auto)biografias, Narrativas, Currículo, Estágio supervisionado, Relação com o saberRésumé
As narrativas (auto)biográficas possibilitam compreender escolhas e disposições. Neste artigo, analisamos experiências de aprendizagem com a educação física escolar associadas a processos reflexivos de dois(duas) estagiários(as). iscutir indícios da relação com o saber, a partir das narrativas elaboradas no estágio, e identificar temáticas recorrentes, situadas por reflexões e vivências, em diferentes contextos. A pesquisa foi desenvolvida de modo exploratório na disciplina “Estágio I – observação da realidade”, no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará, a partir de uma perspectiva baseada em narrativas (auto)biográficas dos(as) participantes. A narrativa foi escolhida como método porque permite aos(às) estudantes explicitar suas emoções, percepções e questões – relacionadas à experiência – para confrontar o mundo vivido. A experiência narrada não descreve o tempo cronológico do estágio nas escolas, de forma linear, mas revela o tempo próprio vivido em diferentes realidades, implica releituras sobre o currículo e reconhece a relação com o saber de cada um(a). As escolhas e trajetórias dos(as) estagiários(as) são singulares, próprias a cada professor(a) em formação inicial e permanente, bem como sua intencionalidade ao agir no mundo.
Téléchargements
Références
ACOSTA, Fernando. En busca de la identidad de la educación física a través del análisis de las experiencias de estudiantes y egresados del ISEF: una aproximación desde un enfoque narrativo (abordaje metodológico). CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIAS, 10., set. 2013, La Plata. Anais… La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de la Plata, 2013. Disponível em: <http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.2995/ev.2995.pdf.>. Acesso em: 5 jan. 2018.
ALMEIDA JÚNIOR, Admir Soares de. Foto (e) grafias na formação de professores|as de educação física. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 2, n. 6, p. 661-681, set./dez. 2017.
BETTI, Mauro. Por uma teoria da prática. Motus corporis, v. 3, n. 2, p. 73-127, 1996. Disponível em: <http://citrus.uspnet.usp.br/eef/ephysis/wp-content/uploads/Betti-Mauro-Por-uma-Teoria-da-Prática1.pdf>. Acesso em: 17 maio 2019.
BORGES, Cecília Maria Ferreira; SANCHES NETO, Luiz. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Instrumento, v. 16, n. 2, p. 231-248, jul./dez. 2014.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Histórias de vida e práticas de formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; SOUZA, Eliseu Clementino de. (Orgs.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 253-271.
CHARLOT, Bernard Jean-Jacques. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CONTRERAS DOMINGO, José. Relatos de experiencia, en busca de un saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 1, n. 1, p. 14-30, jan./abr. 2016.
COSTA JÚNIOR, Mairam Kilder de Lima; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Narrativas autorais: uma estratégia significativa para o estágio supervisionado em licenciatura em educação física. (Webpôster). In: CONGRESSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 7., 2017a, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, 2017a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6krnXOolQJ8>. Acesso em: 20 fev. 2018.
COSTA JÚNIOR, Mairam Kilder de Lima; VENÂNCIO, Luciana. As narrativas de aprendizagem: modo significativo para vivenciar o estágio supervisionado na licenciatura em educação física. Anais... I ENCONTRO DE ESTÁGIOS, Encontros Universitários da UFC, v. 2, n. 1, p. 4110, 2017b. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29134/64887>. Acesso em: 17 maio 2019.
COUBE, Roberta Jardim; HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo. Revista Brasileira de Pesquisa Auto(Biográfica), v. 2, n. 6, p. 520-534, set./dez. 2017.
CRAIG, Cheryl J.; YOU, JeongAe; OH, Suhak. Collaborative curriculum making in the physical education vein: a narrative inquiry of space, activity and relationship. Journal of Curriculum Studies, v. 45, n. 2, p. 169-197, 2013. DOI: 10.1080/00220272.2012.732118
FIORENTINI, Dario. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. (Orgs.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. v. 1. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 233-255.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Extensão ou comunicação. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Elisabete dos Santos; MARQUES, Bruna Gabriela; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Teaching values in physical education classes: the perception of Brazilian teachers. Sport, Education and Society, p. 1-13, 2016. DOI: 10.1080/13573322.2016.1213715
GASPARI, Telma Cristiane; SOUZA JÚNIOR, Osmar; MACIEL, Valéria; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; VENÂNCIO, Luciana; ROSÁRIO, Luis Fernando; IÓRIO, Laércio Schwantes; THOMMAZO, Aline di; DARIDO, Suraya Cristina. A realidade dos professores de educação física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SANCHES NETO, Luiz; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; SOUZA NETO, Samuel de. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
MALDONADO, Daniel Teixeira; JESUS, Felipe de Souza; FREIRE, Elisabete dos Santos; SANCHES NETO, Luiz. A brincadeira e o jogo no currículo da educação física: a concepção apresentada na versão preliminar da base nacional comum curricular. Licere, v. 20, n. 4, p. 152-185, dez. 2017.
MEIRIEU, Philippe. Frankenstein educador. Barcelona: Laertes, 1998.
MELO, Fabiana Lima da Silveira; FERREIRA, Emmanuelle Cynthia da Silva; SALES, Francisco Elizeu Soares; SANCHES NETO, Luiz. Perspectivas da educação física na educação infantil a partir da base nacional comum curricular (BNCC): houve avanço em relação ao referencial curricular nacional (RCN)? (Webpôster). In: CONGRESSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 7., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=hvlbBdVyDFw>. Acesso em: 20 fev. 2018.
MOLINA NETO, Vicente; BOSSLE, Fabiano; SILVA, Lisandra de Oliveira e.; SANCHOTENE, Mônica Urroz. Quem aprende? Pesquisa e formação em educação física escolar. Ijuí, RS: Unijuí, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia. Análise e produção de relatos de experiência da educação física cultural: uma alternativa para a formação de professores. In: FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. (Org.). Prêmio Rubens Murillo Marques: experiências docentes em licenciaturas. v. 53. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017. p. 53-103.
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.
OVENS, Alan. Considering the role of dispositions in learning to teach HPE. In: SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana; FREIRE, Elisabete dos Santos. (Orgs.). v. 25. Educação física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. Curitiba: CRV, 2017. p. 13-32.
OVENS, Alan; BUTLER, Joy. Complexity, curriculum, and the design of learning systems. In: ENNIS, Catherine D. (Org.). Routledge handbook of physical education pedagogies. New York: Routledge, 2016. p. 97-111.
PINEAU, Gaston. Temporalités en formation: vers de nouveaux synchroniseurs. Paris: Anthropos, 2000.
RICŒUR, Paul. Historia y narratividad. Barcelona: Paidós, 1999.
SANCHES NETO, Luiz; SOUZA NETO, Samuel de. A epistemologia da prática e a sistematização de saberes docentes na educação física: a perspectiva de um grupo autônomo de “professores-pesquisadores”. Instrumento, v. 16, n. 2, p. 205-220, jul./dez. 2014.
SANCHES NETO, Luiz; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da.; OKIMURA-KERR, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana; VOGEL, Audrei Juliana Zeferino; FRANÇA, André Luiz de.; CORSINO, Luciano Nascimento; RODRIGUES, Jéssica Camila Ramos; FREITAS, Tatiana Pereira de. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, v. 19, n. 4, p. 309-330, out./dez. 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the south: justice against epistemicide. New York: Routledge, 2014.
SILVA, Lisandra de Oliveira e.; DIEHL, Vera Regina Oliveira. Da construção dos procedimentos metodológicos à produção de conhecimentos: compartilhando experiências a partir da narrativa escrita. In: MOLINA NETO, Vicente; BOSSLE, Fabiano. (Orgs.). O ofício de ensinar e pesquisar na educação física escolar. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 94-122.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria. (Orgs.). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SUÁREZ, Daniel Hugo. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégias de pesquisa-ação-formação de docentes. In: PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. (Orgs.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 112-121.
TANI, Go. Leituras em educação física: retratos de uma jornada. São Paulo: Phorte, 2011.
TERRA, Dinah Vasconcelos. A biografia-narrativa como estratégia de formação do professor de educação física. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz; LEAL, Leiva de Figueiredo Viana; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 352-362.
VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2014.
VENÂNCIO, Luciana. Narrative of experience from school physical education: the case of a Brazilian woman. In: MENJA, Juanjo; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; PEÑALVO, Francisco José García; DEL POZO, Marta Martín. (Orgs.). Search and research: teacher education for contemporary contexts. Salamanca: Aquilafuente, 2017. p. 419-427.
VENÂNCIO, Luciana; MATIAS, Rosangela Aparecida; CORSINO, Luciano Nascimento; ULASOWICZ, Carla; SANCHES NETO, Luiz. Formação Inicial e permanente em educação física: uma experiência com professores-pesquisadores a partir da pesquisa-ação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA (CIPA) – Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 4., 2010, São Paulo. Anais… São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. CD-ROM.
VENÂNCIO, Luciana. Crítica e autocrítica de uma professora-pesquisadora em educação física a partir da narrativa da própria prática de ensinar e aprender. In: TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido; CARVALHO, Luiz Marcelo; FUSARI, José Cerchi. (Orgs.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições. v. 3. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012. p. 1-12.