Narrativas (auto)biográficas e intergeracionalidade: cruzar experiências e saberes numa formação de professores com o foco na criança

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1158

Mots-clés :

Formação, Intergeracionalidade, Narrativas (auto)biográficas

Résumé

O texto analisa a importância das narrativas (auto)biográficas na formação, com foco no bem-estar das crianças, professores e outros agentes educativos, visando a construção de uma sociedade baseada em relações entre pessoas de diferentes idades. As escolas são, por natureza, comunidades escolares intergeracionais, tanto entre os professores quanto entre estes e os alunos. As relações entre gerações são influenciadas pela visão de criança e de educação, imagens conceptuais estas que não estão estritamente divididas por faixas etárias. As experiências vividas e a reflexão sobre estas estão na base da construção dessas conceções. Após a abordagem teórica sobre intergeracionalidade, formação e narrativas (auto)biográficas, oferece-se a proposta de organização de um atelier (auto)biográfico como método de formação contínua, no qual se promova a partilha de experiências, conceções e conhecimentos entre profissionais de diferentes idades, em que a agência da criança seja permanentemente problematizada. O texto conclui com a afirmativa da relevância também do uso das narrativas (auto)biográficas como método de investigação, destacando a capacidade de reflexão crítica e transformadora de experiências em conhecimento científico e pedagógico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Professora Associada e investigadora no Instituto de Educação, integrada no Departamento de Ciências Sociais da Educação e no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga.

Références

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História Da Educação, v. 7, n. 14, p. 79-95, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30223/pdf. Acesso em: 04 jan. 2024.

AFONSO, Almerindo. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. In: Dossiê: "Políticas públicas de responsabilização na educação". Educação e Sociedade, v. 33, n. 119, p. 471-484, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/VPqPJDyyZ5qBRKWVfZfDQ3m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.

ALVES, Cecília. Narrativas de história de vida e projeto de futuro no estudo do processo de identidade. Textos e Debates, n.31, p. 33-41, 2017.

ALVES, José Matias. A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias. In: ALVES, José Matias (Coord). Memórias de Professores - Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação. Porto: CEDH-Porto, 2013. p. 147-182.

ARAÚJO, Helena. As pioneiras na educação: as professoras primárias na viragem do século contextos, percursos e experiências, 1870-1933. Porto: Afrontamento, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BERTAUX, Daniel. Les récits de vie: perspective ethnosociologique. Paris: Nathan Université, 1997.

BOURDIEU, Pierre. L’illusion biographique. Actes de la recherche en sciences sociales. Paris, p. 69-72, 1986. Disponível em https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1986_num_62_1_2317. Acesso em: 13 dez. 2023.

BRETON, Hervé. Se former par l’expérience de l’ailleurs: situations d’indétermination et acquis du voyage. Éducation permanente, v. 2, n. 211, p. 27-37, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317303294. Acesso em: 30 nov. 2023.

CASA-NOVA, Mª José (). (I)Migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português: balanço e perspectivas. Ensaio: avaliação de políticas públicas, v.13, n.47, pp. 181-216, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/GYHXB6j3gFjhwZZhXhwpLPb/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2023.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: a experiência e história em pesquisa qualitativa. Revista Uberlândia: EDUFU, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1766. Acesso em: 30 nov. 2023.

COSTA, Maria Conceição. Viver construindo mudanças – a vez e a voz do professor. Contributo para os estudos da aprendizagem e desenvolvimento dos professores. [Dissertação de Doutorado não publicada]. Universidade de Évora, 2015.

COSTA, Conceição; SARMENTO, Teresa. O Que Fazemos Com O Que Fazem Connosco... Trilhar Caminhos Em Interação. Revista @Mbienteducação, v. 12, n. 2, p. 58-71, 2019. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/34517. Acesso em: 20 nov. 2023.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 333-346, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/xhw4bbpW3HZkPQZhTtWLcbH/ Acesso em: 04 dez. 2023.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/abstract/?lang=pt. Acesso em 04 dez. 2023.

DUBET, François. Sociologie de l’expérience. Ed. Seuil, 1994.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. Sociologia - Problemas e Práticas, nº 9, p. 171-177, 1991. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/1239. Acesso em: 03 jan. 2024.

FORMOSINHO, J; MACHADO, J.; MESQUITA, E. Formação, Trabalho e Aprendizagem - Tradição e Inovação nas Práticas Docentes. Lisboa: Edições Sílabo, 2015.

FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2007.

GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164.

GOODSON, Ivor. Narrativas em Educação: vidas e vozes de professores. Porto: Porto Editora, 2015.

JOSSO, Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, n. 3 (63), p. 413-438, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2741. Acesso em: 03 jan. 2024.

KELCHTERMANS, Geert. The Emotional Dimension in Teachers’ Work Lives: a Narrative-Biographical Perspective. In: ZEMBYLAS, M.; SCHUTZ, P. (Eds.). Methodological Advances in Research on Emotion and Education. Londres: Springer, 2016. p. 31-42

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, 19(2), p. 04-27, 2011.

LIMA, Licínio; AFONSO, Almerindo. Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo. Lisboa: Afrontamento, 2002.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843. Acesso em: 28 nov. 2023.

NÓVOA, António. Os professores e a história da sua vida. In: NÓVOA (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-31.

PASSEGGI, Conceição. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, Sampaio e PASSEGGI (Orgs). Narrativas (auto)biográficas de crianças. Infância, Aprendizagem e Exercício da Escrita. Curitiba: CRV, 2014. p. 133-147.

PASSEGGI, Mª Conceição. A experiência em formação. Revista Educação, v. 34, n. 2, p. 147-156, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-25822011000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 28 nov. 2023.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 nov. 2023.

QUINTERO MEJÍA, Marieta. Usos de las narrativas, epistemologías y metodologías: aportes para la investigación. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2018.

SARMENTO, Teresa. Do passado ao futuro da educação de professores: o presente abre novos desafios. In: OLIVEIRA, Rodrigues e Milhano (Org). Diálogos sobre Educação de Infância – cruzar olhares entre a formação e o chão da escola. Braga: APEI e ESECSIPL, 2021. p. 223-234.

SARMENTO, Teresa; SILVA, Daniela. “Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em Portugal. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1206-1228, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/77963. Acesso em: 04 jan. 024.

SARMENTO, Teresa. A criança entre-lugares: na família e na escola. In: A. Filho & L.V. Dornelles (Eds.). Lugar da criança na escola e na família: a participação e o protagonismo infantil. São Paulo: Editora Mediação, 2018. p. 47-70.

SARMENTO, Teresa. Infâncias e crianças em narrativas de educadoras de infância. In: PASSEGGI, FURNALETTO e PALMA (Org.). Pesquisa (auto)biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 77-94.

SARMENTO, Teresa. Contextos de Vida e Aprendizagem da Profissão. In: FORMOSINHO, J. (Org.). Sistemas de Formação de Professores: Saberes Docentes, Aprendizagem Profissional e Ação Docente. Porto: Porto Editora, 2009. p. 303-327.

SARMENTO, Teresa. Histórias de Vida de Educadoras de Infância. Braga: IIE, 2002.

SILVA, Lenina. Lições do passado: memórias e narrativas autobiográficas em perspectivas para o futuro. e-cadernos CES, http://journals.openedition.org/eces/1327, 2008.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Salvador: UNEB; Rio de Janeiro: DP Et Alli, 2006.

SUAREZ, Daniel. Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 193-209, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/30500. Acesso em: 17 jan. 2024.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-28

Comment citer

SARMENTO, T. Narrativas (auto)biográficas e intergeracionalidade: cruzar experiências e saberes numa formação de professores com o foco na criança . REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1158, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1158. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20507. Acesso em: 30 juin. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica