Apresentação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1112

Mots-clés :

Professores marcantes, Memórias, Histórias de vida, (Auto)biografias

Résumé

O dossiê reúne textos que analisam simultaneamente especificidades do trabalho docente, indagações sobre a sua natureza e experiências de formação/escolarização em perspectiva autobiográfica. Desde há muito, insiste-se sobre o decisivo papel dos professores no desenvolvimento de relações positivas (ou negativas) com as diversas áreas de conhecimento e com a escola. Do mesmo modo, insiste-se no papel relevante que as relações entre professores e alunos exercem sobre histórias de êxito e fracasso nos percursos escolares. Não se pretende aqui sobrecarregar as responsabilidades dessa categoria profissional, mas sim estimular reflexões que, ancoradas em experiências pessoais tanto da condição discente quanto docente, ressaltem a natureza do trabalho de formação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo

Professora Emérita da FEUSP.

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação FEUSP. Profressora da Universidade Federal de São Paulo.

Références

CATANI, Denice Barbara, BUENO, Belmira Oliveira; SOUZA, M. Cecília C. C. e SOUSA , Cynthia Pereira de (Org.). Docência, memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

CATAN I, Denice Bárbara; BUENO, Belmira Oliveira e SOUSA , Cynthia Pereira de (Orgs.). A Vida e o Ofício dos Professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998.

JOSSO , Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

GALVIS, Sebastián. La fenomenología hermenéutica en investigación: A propósito de un estudiosobre reflexión pedagógica desde las parábolas. Chile, Universidad Católica del Norte, Cuadernos de teología, ZX (1), p. 94-111, 2018. Disponible en: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7622/pdf Acceso en: 01 dez. 2022.

NÓVOA , António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA , António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007. p. 10-25.

DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009; DUBAR , Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos Reuillard; Didier Martin. Porto Alegre: Artmed, 2004. 344 p

Téléchargements

Publié-e

2023-12-26

Comment citer

CATANI, D. B.; CÂNDIDO, R. M. Apresentação. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1112, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1112. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/19439. Acesso em: 10 mai. 2024.