Aprendizagem intergeracional da docência: memorial de formação no curso de educação física

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1104

Mots-clés :

Memorial de formação, Narrativas de formação, Aprendizagem intergeracional, Educação Física

Résumé

De que maneira a escrita de si contribui para a constituição da docência em Educação Física? Como se tem processado a apropriação das memórias das aulas de Educação Física na (re)construção do conhecimento docente a partir da história de vida? O presente estudo tem como objetivo compreender como o/a professor/a de Educação Física em formação, valendo-se das histórias de vida, apropria-se das experiências desenvolvidas nas trajetórias de escolarização e os engendramentos na construção do conhecimento docente. No campo da Educação e da Educação Física, a lógica da formação dos/as adultos/as, está vinculada aos estudos, práticas de formação e investigação centrados na pessoa do/a professor/a, ao levar em consideração os diferentes aspectos da sua história no âmbito pessoal e profissional. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico ao explorar como material biográfico, o memorial de formação e as narrativas de formação que foram sendo produzidas nos espaços e tempos da formação continuada. A rememoração dos diferentes encontros, consigo e com o outro, no decorrer do processo de formação, por meio da escrita de si se consolidou como dispositivos formativos, à medida que o memorial de formação e as narrativas foram ganhando sentido, diante dos desafios correlacionados ao percurso profissional na universidade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ândrea, Université fédérale du Rio Grande do Sul

Doctorant en Sciences du Mouvement Humain à l'Université Fédérale de Rio Grande do Sul. Master en Education Physique CEFD/UFES. F3P-EFICE – Groupe d'Etude Qualitative Formation des Enseignants et Pratiques Pédagogiques en Education Physique et Sciences du Sport.

Karoline, Université fédérale du Rio Grande do Sul

Étudiante en Master en Sciences du Mouvement Humain à l'Université Fédérale de Rio Grande do Sul. Diplôme d'éducation physique. F3P-EFICE – Groupe d'Etude Qualitative Formation des Enseignants et Pratiques Pédagogiques en Education Physique et Sciences du Sport.

Caparroz, Université fédérale d'Espirito Santo

Professeur au Département de Gymnastique de l'Université Fédérale d'Espírito Santo. Master en éducation (PUC-SP) et doctorat en éducation physique à l'Université fédérale d'Espírito Santo. Coordinateur du groupe de recherche FRATRIO - Groupe interinstitutionnel d'études et de recherche en éducation, sport et éducation physique.

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Publié-e

2023-03-28

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PLOTEGHER, Ândrea T.; RICARDO, K. H. .; CAPARROZ, F. E. . Aprendizagem intergeracional da docência: memorial de formação no curso de educação física. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1104, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15662. Acesso em: 21 déc. 2024.