Autobioformação: processos formativos constituídos e redimensionados pelo vivido

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DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1108

Mots-clés :

Autobioformação, Ruralidade da presença, Pesquisa Narrativa, Docência na roça

Résumé

Com o presente texto, busco compreender como a autobioformação representa condições para que professores/as que atuam em escolas da roça constituam a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença. Utiliza-se como método a Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, associada à abordagem qualitativa e ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica. Os dispositivos de recolha e de produção de dados da pesquisa se configuram em torno das entrevistas narrativas e das etnografias na roça. Conclui-se que o processo de autobioformação se apresentou neste estudo como demarcação de proposições epistemológicas e políticas do ser-docente, configurando-se como abertura para a existencialidade de professores e professoras da roça.

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Biographie de l'auteur-e

Charles Maycon de Almeida Mota, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VÁRZEA DO POÇO (SMEVP)

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA. Professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. É membro do GT 13 Ensino Fundamental da ANPED. Doutor em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

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Publié-e

2023-04-28

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MOTA, C. M. de A. Autobioformação: processos formativos constituídos e redimensionados pelo vivido. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1108, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1108. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/15081. Acesso em: 21 nov. 2024.