DOCÊNCIA E DIFERENÇAS NAS ESCOLAS RURAIS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

Autores

  • Charles Maycon de Almeida Mota
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p192-204

Palavras-chave:

Diferenças, Narrativas, Docência em classes multissseriadas

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como os docentes das escolas rurais lidam com as diferenças em sala de aula, a partir das narrativas de formação de professores que atuam em classes multisseriadas. A metodologia para o desenvolvimento deste estudo utilizou princípios da pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem (auto)biográfica, tendo as narrativas como um dispositivo de investigação e utilizando-se da experiência como produtora de sentidos e significados sobre/da formação. A pesquisa foi desenvolvida com sete professores que atuam em classes multisseriadas de escolas rurais, no município de Várzea do Poço, interior da Bahia-Brasil, a partir da utilização de Oficinas Formativas, inspiradas nos Ateliês Biográficos, e do Memorial de Formação. Pudemos perceber, neste trabalho, que a diferença é concebida pelos docentes como um elemento de fronteira entre a aprendizagem e a situação social dos alunos de classes multisseriadas. Os docentes caracterizam a diferença, sobretudo a partir do lugar da dificuldade de aprendizagem, como atrelada aos elementos que normalizam e normatizam os sujeitos na escola, tratando-a, na maioria das vezes, como algo negativo no contexto da sala de aula. 

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

MOTA, C. M. de A.; RIOS, J. A. V. P. DOCÊNCIA E DIFERENÇAS NAS ESCOLAS RURAIS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO NA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 192–204, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p192-204. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3605. Acesso em: 14 nov. 2024.