Conhecimento de si, docência e diferenças nas escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p%25pPalavras-chave:
Conhecimento de si, Docência, Diferenças, Pesquisa (auto)biográficaResumo
O presente artigo pretende compreender de que maneira os docentes das escolas rurais lidam com a diferença na sala de aula e como o conhecimento de si pode possibilitar outros espaços de formação na escola da roça. Trata-se de uma pesquisa-formação em que as narrativas de formação se apresentaram numa perspectiva compreensiva e formativa. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o memorial de formação e as entrevistas narrativas com sete professores da roça que atuam em escolas rurais da rede pública da Educação Básica no Território da Bacia do Jacuípe, interior da Bahia. Buscamos nos memoriais, evidenciar o conhecimento de si como objeto de formação e espaço formativo, visando (re)pensar o lugar da diferença nas escolas rurais. Este trabalho nos trouxe uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia para o docente, possibilitando-nos perceber que na relação com as diferenças nos percursos formativos dos professores há uma invisibilização através do discurso produzido pela manutenção dos padrões estabelecidos pela mesmidade.
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