Autobioformação: processos formativos constituídos e redimensionados pelo vivido
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1108Palavras-chave:
Autobioformação, Ruralidade da presença, Pesquisa Narrativa, Docência na roçaResumo
Com o presente texto, busco compreender como a autobioformação representa condições para que professores/as que atuam em escolas da roça constituam a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença. Utiliza-se como método a Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, associada à abordagem qualitativa e ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica. Os dispositivos de recolha e de produção de dados da pesquisa se configuram em torno das entrevistas narrativas e das etnografias na roça. Conclui-se que o processo de autobioformação se apresentou neste estudo como demarcação de proposições epistemológicas e políticas do ser-docente, configurando-se como abertura para a existencialidade de professores e professoras da roça.
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