Ensino remoto de ciências em uma escola rural do recôncavo baiano: implicações na minha prática docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1126

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Narrativa (auto)biográfica, Ruralidades

Résumé

O objetivo deste estudo é analisar as implicações relacionadas ao Ensino Remoto de Ciências para minha vida-formação docente e minhas práticas pedagógicas. Metodologicamente trata-se de um estudo de caráter qualitativo que toma por base os princípios da pesquisa (auto)biográfica e as narrativas docentes produzidas na forma de relatos reflexivos. O corpus da pesquisa é constituído pelas escritas reflexivas que produzi após a implementação de um plano de aula e de duas Atividades Investigativas no âmbito da Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciência é Dez). No processo de análise das informações são consideradas as etapas da Análise Compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2014). A partir da organização e leitura temática das escritas reflexivas emergem os seguintes eixos temáticos de análise: 1. Percepções preliminares e indícios de aprendizagens. 2. Dificuldades inerentes ao ensino remoto de ciências. 3. Reflexividade docente: lançando olhares sobre a própria prática pedagógica. Portanto, o exercício das escritas reflexivas possibilitou a identificação da mobilização de saberes de diferentes áreas de conhecimento, apontando para aspectos de interdisciplinaridade e da tão necessária práxis pedagógica enquanto ação humanizadora de educar-se com os outros em tempos pandêmicos.

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Cristiano Lma dos Santos Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Braga – Portugal, área de concentração História da Educação. Professora adjunta do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Líder do grupo de pesquisa Ciência, Tecnologia e Ensino de Química (Citeq).

Joelma Cerqueira Fadigas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Braga - Portugal, área de concentração História da Educação. Professora Adjunta do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CETENS/ UFRB. Líder do grupo de pesquisa Ciência, Tecnologia e Ensino de Química – CITEQ.

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Publié-e

2023-12-21

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ALMEIDA, C. L. dos S.; FADIGAS, J. C. Ensino remoto de ciências em uma escola rural do recôncavo baiano: implicações na minha prática docente. REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1126, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1126. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13762. Acesso em: 11 mai. 2024.